
O período para início da Divisão de Acesso 2026 está sendo debatido e ainda não está definido. Entre as duas opções no momento, estão fevereiro e agosto. Uma data deve ser escolhida nos próximos dias, mas o Brasil de Farroupilha já tem uma posição clara quanto ao início da competição.
Na última sexta-feira (12), representantes de 14 clubes participaram de uma reunião virtual com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, para avaliar possibilidades de mudança no calendário. A definição ficou para um novo encontro marcado para o dia 26 de setembro.
Uma das alternativas seria que a Divisão de Acesso tivesse início em fevereiro, logo após o término da primeira fase do Campeonato Gaúcho, encerrando no máximo em maio. A outra possibilidade seria iniciar em agosto, reduzindo o tempo de preparação dos clubes que conquistarem o acesso visando o Gauchão 2027.
“O Brasil votou a favor de jogar no segundo semestre”
Em entrevista exclusiva ao Portal Leouve, o presidente do Brasil de Farroupilha, Elenir Bonetto, garantiu que seria inviável disputar a Série A-2 junto com a primeira divisão do estadual.
“Na realidade a competição, por maioria dos 14 clubes, tivemos 12 votos a favor para jogar início de agosto, 15 de agosto mais ou menos, para terminar no final de novembro. Foi sondado jogar em fevereiro, mas a gente vê que é totalmente inviável. A gente tem a primeira divisão jogando até final de março, e fica inviável jogar com o Campeonato Gaúcho. O Brasil votou a favor de jogar no segundo semestre, até em função do nosso clima, não tem como, a gente viu os gramados como estavam no final de campeonato, totalmente destruídos”, salientou.
A questão de planejamento também foi abordada por Bonetto, que lembrou a possibilidade das equipes em assinarem pré-contratos com atletas, mas que podem até mesmo serem emprestados antes da segunda divisão do estadual ter início.
“Temos uma reunião agora dia 26 com a Federação Gaúcha para bater o martelo e ter essa definição de data. Não dá para ficar adiando também, tem clubes que fazem pré-contratos com atletas e se for jogar no segundo semestre, vão ter que acabar emprestando os atletas para outros estados. Dificilmente será uma data diferente da metade de agosto”, finalizou Elenir Bonetto.
Sobre o encontro virtual:
No encontro houve a criação de uma comissão para estudar os cenários. Em 2025, a Série A-2 começou em maio, mas muitos dirigentes reclamaram da necessidade de jogar durante o inverno. A avaliação geral é de que o tempo chuvoso e o frio prejudicaram tanto os gramados quanto a presença do público nos estádios.
Outra demanda debatida na reunião foi o pedido para que a Copinha volte a garantir vaga na Copa do Brasil, como acontecia até o ano passado. Neste ano o campeão disputará a Série D do ano que vem.
Dos 14 clubes envolvidos, 12 sinalizaram para a competição ter início em agosto. Os dois únicos votos contrários foram de Aimoré e Brasil de Pelotas. Procurados pela reportagem de Leouve, o Aimoré disse que gostaria que o campeonato começasse em março, já o Brasil de Pelotas confirmou sua posição favorável a ser ainda no primeiro semestre.