A Seleção Brasileira voltou a perder para a França em Copas do Mundo. Assim como na eliminação de 2019, as europeias venceram por 2 a 1 neste sábado (29). Com a derrota, a equipe de Pia Sundhage caiu para o segundo lugar no Grupo F com três pontos, podendo ficar em terceiro caso a Jamaica vença o Panamá. Por outro lado, as europeias assumiram a liderança da chave com quatro pontos.
Da equipe que entrou em campo na goleada contra o Panamá, Pia mudou realizou apenas uma troca. Ela colocou Geyse no lugar de Bia Zaneratto. Com um primeiro tempo complicada, as brasileiras foram para o intervalo perdendo por 1 a 0. No retorno, a centroavante Debinha até conseguiu empatar, mas a zagueira Renard deu números finais ao confronto.
O Brasil volta a campo na quarta-feira (2) contra a Jamaica. Uma vitória simples garante a equipe canarinha nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina.
França larga em vantagem no primeiro tempo
A primeira grande chegada foi francesa. Aos quatro minutos, após troca de passes pelo lado esquerdo, a bola sobrou para Toletti na entrada da área. Mas a camisa 6 chutou fraco, e facilitou a defesa de Lelê. Aos 10, Dalli recebeu amarelo por falta em Tamires. Dois minutos depois, Le Sommer quase abriu o placar. Após cruzamento da direta, a centroavante cabeceou forte, exigente uma grande defesa de Letícia. O Brasil encontrava dificuldades para sair jogando.
O primeiro chute brasileiro aconteceu apenas aos 14. A meio-campista Adriana arriscou cobrança de falta de longe, mas não causou perigo. Dois minutos depois, após muita pressão, a França abriu o placar. Karchaoui cruzou, Diani ajeitou, e Le Sommer cabeceou sozinha sem chances para Lelê. 1 a 0. Aos 22 minutos as brasileiras tiveram ótima chance de empatar. Após pressão no ataque, Debinha tocou para Adriana. Porém, a meio-campista chutou muito forte, mandando a bola para por cima do gol de Peyraud-Magnin.
Impulsionadas pela torcida no Brisbane Stadium, as brasileiras buscavam melhorar a atuação em campo, mas os erros de passe impediam que o empate chegasse. Assim, as francesas seguiam com mais posse de bola e tendo as principais chances de marcar. Dessa forma, o primeiro tempo terminou com vantagem europeia.
Seleção melhor, mas volta a sofrer gol
Mesmo com uma equipe nervosa e cometendo muitos erros na etapa inicial, Pia Sundhage não promoveu alterações no intervalo. Nos primeiros minutos, a França seguia com a bola, e o Brasil tentava nos contra-ataques. E, aos 12, enfim o nervosismo foi embora. Após chute travado de Kerolin, a bola sobrou para Debinha dentro da área. A camisa 9 dominou e chutou no cantinho. 1 a 1. Seleção Brasileira de volta ao jogo.
Após o gol, a primeira troca no Brasil. Pia tirou Geyse e colocou Andressa Alves. Com o empate no placar, as brasileiras cresceram no jogo. Aos 19, foi a vez de Hervé Renard mudar seu time. Ele tirou Le Sommer e colocou Becho. E, dois minutos depois, Lelê foi obrigada a fazer grande defesa após chute de Geyoro de dentro da área. Vendo a possibilidade de conseguir a virada, aos 33 a técnica Pia colocou Bia Zaneratto no lugar de Adriana.
No momento em que o Brasil era melhor em campo, a França acabou marcando. Aos 37, após cobrança de escanteio, a bola sobrou livre para a zagueira Renard, que mandou para o fundo das redes. 2 a 1. Com o gol, Pia mexeu três vezes. Saíram Ary Borges, Debinha e Antônia para as entradas de Marta, Ana Vitória e Mônica. Na seleção francesa entrou Le Garrec no lugar de Dali.
Mesmo com todas as trocas, a Seleção Brasileira não encontrou forças para empatar novamente. Com isso, a equipe canarinho perdeu por 2 a 1. Com isso, o Brasil segue sem vencer a França em Copas.
Ficha técnica
Brasil
Escalação: Lelê; Antônia (Mônica), Lauren, Rafaelle, Tamires; Ary Borges (Marta), Luana, Adriana (Bia Zaneratto); Kerolin, Geyse (Andressa Alves) e Debinha (Ana Vitória).
Gol: Debinha
Cartões Amarelos: Luana
França
Escalação: Peyraud-Magnin, Lakrar, Renard, Perisset e Karchaoui; Toletti, Geyoro e Dali (Le Garrec); Diani, Le Sommer (Becho) e Bacha
Gols: Le Sommer, Renard
Cartões Amarelos: Dali, Toletti, Karchaoui