Esportes

Apahand realiza série de amistosos com a Seleção do Uruguai de handebol

Apahand realiza série de amistosos com a Seleção do Uruguai de handebol


Neste sábado, dia 3, a equipe de handebol Apahand/UCS/Farroupilha faz sua estreia em casa. A equipe recebe a Seleção Uruguaia que realizará na Serra Gaúcha uma série de três amistosos em preparação para preparação para o Campeonato Panamericano de Handebol. O confronto será no Ginásio do Saturno em Caravaggio, a partir das 17 horas.

O selecionado uruguaio chega ao Brasil nesta sexta-feira, dia 2 de junho, onde a noite disputará o Troféu 50 Anos da UCS e 40 Anos do Curso de Educação Física. Esse primeiro jogo terá entrada gratuita e será realizado no Ginásio Poliesportivo da UCS às 20h30 min.

Foto: Marina Ceresa/Divulgação

Já no sábado, dia 3, será disputado do Troféu 22ª Fenakiwi. Para esse jogo festivo, sugere-se, a doação de um kg de alimento não perecível que será destinado a entidades assistenciais do município. Nesse dia as atividades do handebol começam um pouco antes com um jogo exibição entre as equipes infantis (sub-14) do Alcatéia de Carlos Barbosa e da Apahand.

Finalizando a passagem uruguaia pela serra, o último jogo será também no Poliesportivo da UCS, no domingo pela manhã às 10 horas.

Para o técnico Gabriel Citton, a vinda da seleção uruguaia sela o bom relacionamento da Apahand com equipes, seleções e profissionais de nível nacional e internacional. “Hoje, graças a nosso bom relacionamento, conseguimos fazer esse amistoso de luxo, que auxiliará o Uruguai no Pan, mas nos beneficiará muito para conhecermos mais nossa equipe. Um jogo forte contra uma seleção nos ajudará a acertar o time para a Liga Nacional.” pontua o técnico.

A Apahand foi uma das equipes que mais importou atletas do Uruguai para seu plantel, tendo nos últimos oito anos cinco atletas que integraram os grupos participantes da Liga Nacional. Dessas atletas, quatro serviram a seleção, criando um vínculo de amizade entre clube e seleção.

Dentro de quadra foram dois encontros, ambos válidos pela Copa Mercosul de Handebol em 2010. Nessas duas oportunidades a Apahand obteve um empate e conquistou o título da competição com uma vitória em cima da seleção uruguaia. “Independente de vitória ou derrota, o importante é a preparação para ambas equipes, mesmo assim a rivalidade sadia entre os dois países entrará em quadra e todos vão querer a vitória e mais um troféu” salienta o técnico Gabriel Citton.

Após os jogos, tanto em Caxias do Sul como em Farroupilha, as atletas e comissão técnica da Apahand e da seleção do Uruguai estarão à disposição da comunidade para fotos e autógrafos.