A farroupilhense Alexandra Bernardi recebeu, na noite desta segunda-feira (6), o Título Mérito Esportivo 2025. A homenagem ocorreu durante sessão na Câmara de Vereadores.
Bernardi já esteve entre as 25 melhores nadadoras do Brasil. O esporte a levou para a formação como educadora física e, por meio de sua profissão, encontrou na Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa) uma forma de transformar seus troféus e medalhas em dedicação social e humana.
Essa síntese foi citada na sessão pela qual foi reconhecida pelo Legislativo e outorgada com a Medalha Yuri Turchetto – alusiva por sua contribuição ao esporte e a Farroupilha. Envolta de amigos, familiares e colegas de trabalho, Alexandra citou o esporte como uma alavanca de qualidade de vida, autonomia e inclusão.
Em sua carreira, capacitou-se na área de desenvolvimento motor para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a partir disso criou um programa específico de treinos para autistas. Para o futuro almeja ver seus alunos alcançarem o potencial de participar das paraolimpíadas.