DÚVIDAS

Vereador questiona andamento de implantação da UFRGS em Caxias do Sul

Parlamentar questiona lentidão no andamento do projeto e ausência de titular do MEC em anúncio oficial

Vereador manifesta preocupação com implantação da UFRGS em Caxias do Sul. Foto: Pietra Lima/Câmara Caxias.
Vereador manifesta preocupação com implantação da UFRGS em Caxias do Sul. Foto: Pietra Lima/Câmara Caxias.

A implantação de extensão da UFRGS em Caxias do Sul tem gerado preocupação no legislativo caxiense. O vereador Rafael Bueno (PDT) expressou preocupação com sobre o início das atividades da extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Campus 8, após declaração recente do secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Gregório Grisa, à imprensa local.

O manifesto veio durante pronunciamento na tribuna do grande expediente da sessão ordinária da quarta-feira (18), quando Bueno questionou a previsão reafirmada pelo representante do MEC para que o núcleo esteja em pleno funcionamento em 2026.

Segundo ele, que também pergunta o porquê do anúncio não ter sido feito pelo próprio titular da pasta ao invés do secretário-adjunto, até o momento, o projeto ainda se encontra no campo do debate orçamentário.

“Não houve licitação para a contratação de professores, maquinário para informática, itens para salas de pesquisas, livros para a biblioteca”, afirmou o vereador que também aponta que a falta de ações concretas levanta dúvidas quanto à viabilidade do cronograma apresentado.

O parlamentar também sinalizou que considera remota a possibilidade de transferência da responsabilidade do projeto para outra instituição, o que reforça a importância de avanços mais efetivos por parte do Ministério da Educação.