Foto: Ramon Moser Ufrgs/ CP
Foto: Ramon Moser Ufrgs/ CP

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza na próxima quarta-feira (17), uma reunião extraordinária para avaliar a criação dos cursos de Ciência de Dados e Psicologia no Campus Serra, em Caxias do Sul. O encontro ocorre às 14h, na Sala dos Conselhos, na Reitoria, com transmissão em aovivo.ufrgs.br/cepe.

Os conselheiros vão analisar os pareceres que detalham a estrutura curricular, a oferta anual de vagas e o planejamento de pessoal necessário para as duas graduações, previstas para iniciar em 2026. A proposta prevê 60 vagas anuais em cada curso, distribuídas nos dois semestres.

Também será votada a criação de dois departamentos acadêmicos em Caxias: Ciências Naturais e Tecnologia e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que darão suporte aos primeiros professores e às atividades de ensino, pesquisa e extensão do novo campus.

A aprovação no CEPE é uma etapa do processo de implantação do recém-criado campus da UFRGS na Serra Gaúcha. Caso validadas, as propostas seguem para avaliação final no Conselho Universitário (Consun), instância máxima da UFRGS.

Sobre os novos cursos

O Bacharelado em Ciência de Dados propõe formação interdisciplinar, combinando Computação e Estatística, acompanhados de formação matemática consistente. A meta é capacitar profissionais para conceber e trabalhar com tecnologias e métodos avançados de processamento, organização, análise e interpretação de dados em variados setores.

Já o Bacharelado em Psicologia é estruturado para formar profissionais conectados às realidades da de ondem atuam. O curso destaca três pilares principais na formação dos estudantes: atuação em políticas públicas e redes de atenção, relação entre trabalho, subjetividade e saúde mental, e compromisso com populações vulnerabilizadas e o diálogo multicultural.

Concerto celebra chegada da UFRGS à Serra

No mesmo dia, 17 de dezembro, a Orquestra Filarmônica da UFRGS realiza um concerto especial em celebração à instalação do campus na região. A apresentação será às 19h30, na Igreja de São Pelegrino, com entrada franca.