O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) terá, a partir de 2026, seu primeiro curso de comunicação social, em Bento Gonçalves. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) confirmou a abertura da graduação em Publicidade e Propaganda, que começa em março, com ingresso pelo processo seletivo do edital de verão.
De acordo com o sub-reitor da UCS Bento, professor Fabiano Larentis, a criação do curso responde a uma demanda regional.
“A comunicação é estratégica para o desenvolvimento de qualquer organização. Com esse curso, mais uma vez estamos atendendo às demandas da região, agregando novas capacidades e habilidades para ampliar o progresso regional e formando profissionais com bagagens humana e técnica para lidar com os desafios da contemporaneidade”, afirmou.
Detalhes da Graduação
A graduação terá duração de oito semestres e seguirá o mesmo projeto pedagógico do campus-sede, em Caxias do Sul, preservando a qualidade acadêmica e o corpo docente qualificado. No entanto, haverá adaptações voltadas à realidade local, com foco em experiências práticas.
“Nossa ideia, com isso, é propor oportunidades de integração a projetos locais e parcerias com empresas, agências e instituições culturais da cidade, o que potencializa a vivência prática dos estudantes e amplia o vínculo com o mercado regional”, explicou o coordenador do curso, professor Ronei Teodoro da Silva.
Importância da Comunicação na Região
Teodoro destacou ainda o perfil da formação oferecida.
“Outro diferencial é o corpo docente, formado por professores com vivência acadêmica e atuação no mercado, o que garante uma visão atualizada e aplicada da profissão, sempre conectada às tendências da comunicação contemporânea”, disse.
Para ele, a região demanda cada vez mais comunicação criativa e eficaz.
“O curso pode agregar aos futuros profissionais não apenas conhecimentos técnicos e estratégicos, mas também uma compreensão aprofundada das especificidades culturais e econômicas locais, preparando-os para atuar de forma inovadora e conectada às demandas da Serra Gaúcha”, observou.
O coordenador também ressaltou o papel da publicidade em um cenário marcado pelas mídias digitais.
“Hoje, qualquer pessoa ou empresa pode criar, divulgar e segmentar campanhas diretamente para públicos específicos, com baixo custo e alta capacidade de mensuração. Isso ampliou não apenas o alcance, mas também a relevância da comunicação publicitária no dia a dia, permitindo que marcas e profissionais contem histórias, construam relacionamentos e promovam produtos de forma personalizada e interativa. Nesse cenário, dominar as técnicas e estratégias da publicidade se tornou fundamental para competir e se destacar no mercado”, avaliou.
Ele completou destacando a função estratégica da área.
“Em um cenário saturado de informações, a PP atua como mediadora criativa, ajudando empresas, organizações e até indivíduos a se posicionarem de forma clara, ética e estratégica, utilizando diferentes linguagens e plataformas para gerar valor e relevância”, concluiu.