CENTRO EMPRESARIAL

UCS forma primeira turma de Viticultura e Enologia em Flores da Cunha

Agora em sua segunda edição, o curso segue com uma turma de 21 alunos em andamento e mantém como diferencial a forte ênfase prática

UCS forma primeira turma de Viticultura e Enologia em Flores da Cunha

O Centro Empresarial de Flores da Cunha foi palco de um momento marcante: a formatura da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia da UCS. A cerimônia, carregada de emoção, reuniu formandos, familiares, autoridades e representantes do setor para celebrar a conclusão de uma etapa histórica — e também para inaugurar oficialmente o novo auditório da entidade, no último sábado (29).

O curso, lançado em 2023 como resultado do empenho do Centro Empresarial em promover o ensino superior alinhado às vocações locais, é uma conquista que nasceu do diálogo entre a entidade, a Universidade de Caxias do Sul. A formatura desta primeira turma — composta por 13 alunos, dos quais dois foram laureados: Ariel Guareze e Rodrigo Gelain — simboliza não apenas a consolidação da proposta, mas também o investimento na qualificação de quem movimenta a principal cadeia produtiva do município.

Além de professores e docentes homenageados, a solenidade contou com a presença do reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, do presidente do Centro Empresarial, Gilberto Boscato, e do prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, que reforçaram a importância da formação técnica e da parceria entre instituições para o desenvolvimento regional.

Agora em sua segunda edição, o curso segue com uma turma de 21 alunos em andamento e mantém como diferencial a forte ênfase prática, com visitas técnicas, imersões em vinícolas e módulo internacional.

“Mais do que formar profissionais para atuar no setor, a proposta busca conectar tradição e inovação, reforçando o papel de Flores da Cunha como referência nacional na vitivinicultura. A colação de grau da primeira turma marca o encerramento de um ciclo e o início de novos caminhos para quem escolheu fazer do vinho uma profissão”, pontuou o presidente do Centro Empresarial, Gilberto Boscato.