Foto: Claudia Velho/Arquivo UCS
Foto: Claudia Velho/Arquivo UCS

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi uma das seis instituições brasileiras contempladas com o Programa Institucional de Internacionalização, Capes-Global.Edu, do Ministério da Educação. Um aporte total de R$ 70 milhões será destinado à Rede Global para Ciência, Inovação e Desenvolvimento Social, da qual a UCS faz parte. Cada universidade gerenciará uma parte do valor conforme seu número de programas de pós-graduação; na UCS, 20 programas poderão ser beneficiados.

É a primeira edição do programa e a primeira vez que a UCS é beneficiada. O projeto da rede ficou em 4º lugar entre 54 inscritos, em uma seleção que envolveu cerca de 170 instituições de ensino e pesquisa do país. “O financiamento permitirá alavancar as ações de internacionalização”, afirmou o pró-reitor Everaldo Cescon, citando intercâmbios, missões ao exterior e bolsas de pós-doutorado e doutorado-sanduíche para a comunidade acadêmica.

O que é o Programa Capes-Global.Edu

O programa tem como objetivo fomentar redes de cooperação entre instituições brasileiras para promover atividades estratégicas de pesquisa e pós-graduação por meio da colaboração internacional. A finalidade é fortalecer o protagonismo do Brasil no cenário global, consolidar parcerias estratégicas e promover o diálogo intercultural e o desenvolvimento sustentável.

A implementação se dá por meio de editais que definem os critérios de concessão, cronogramas e itens financiáveis. Entre os custos cobertos estão despesas com Missões de Trabalho Internacionais e manutenção de Projetos de Pesquisa em Cooperação Internacional.

Programa UCS Internacional

A internacionalização é uma meta estruturante da UCS, que tem ampliado parcerias com instituições estrangeiras para favorecer a mobilidade acadêmica em graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

Comprometida com a capacitação acadêmica global, a universidade mantém convênios com instituições em 28 países. Através de centenas de acordos, disponibiliza programas como Mobilidade para Estudantes de Graduação e Missões Acadêmicas, consolidando a atuação no contexto da cooperação internacional.