
A secretária municipal da Educação de Caxias do Sul, Marta Fattori, apresentou na sessão ordinária desta quarta-feira (4), na Câmara de Vereadores, um balanço das ações da pasta e as principais metas para 2026. Atualmente, a rede municipal atende 45.915 estudantes, sendo 14.764 na educação infantil e 32.151 no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com o ingresso de novos alunos ao longo do ano letivo, a expectativa da Secretaria é ultrapassar 47 mil estudantes atendidos até o fim de março.
Na educação infantil, o município conta com 51 escolas em gestão compartilhada, que atendem mais de 5,5 mil crianças, além da compra de vagas em instituições privadas e do atendimento direto nas escolas municipais. Segundo a secretária, o fluxo da Central de Vagas segue em andamento, especialmente por conta de inscrições duplicadas e famílias que perderam prazos. Já no ensino fundamental, a reorganização entre as redes municipal e estadual resultou na criação de 33 novas turmas, do pré ao 8º ano, todas já estruturadas com professores.
A secretária também destacou a ampliação da educação em tempo integral na rede municipal. Em 2026, Caxias do Sul passa a contar com cinco escolas que oferecem essa modalidade, duas a mais em relação ao ano anterior.
Marta Fattori também ressaltou o reforço no quadro de profissionais da educação. Em 2026, a secretaria mantém as equipes completas nas escolas, com a ampliação de servidores de apoio educacional e secretários escolares. Além disso, segue fortalecido o Núcleo de Acompanhamento Psicossocial da Educação (NAPES), que oferece suporte aos professores e contribui para mais tranquilidade no ambiente escolar.
Reorganização dos 9° anos
Em entrevista, a secretária municipal da Educação falou sobre a transferência dos 9º anos, que passarão a ser atendidos pela rede estadual de educação.
Marta Fattori ressaltou que a mudança busca facilitar a continuidade dos estudos, já que os alunos passam a estudar em escolas estaduais onde terão vaga garantida no ano seguinte. Segundo ela, o diálogo com as famílias ajudou a reduzir as preocupações iniciais e o processo segue com reuniões quinzenais para avaliar ajustes e necessidades ao longo do ano letivo.
“Os pais entenderam que essa reorganização garante uma vaga no ensino médio. Faremos reuniões mensais e quinzenais, com a equipe pedagógica, tanto da 4° CRE, quanto da Smed, para dar acompanhamento e segurança os alunos.
Segundo ela, a medida vem sendo acompanhada por uma comissão formada por profissionais da educação e representantes de diferentes áreas, com o objetivo de garantir segurança e continuidade no percurso escolar dos estudantes.
“Nós temos uma comissão que vai fiscalizar desde a matrícula, o transporte escolar, a alimentação, atpe como as famílias estão acompanhando isso. Está tudo organizado”, salientou.
Transporte Escolar
A secretária municipal da Educação também detalhou como será organizado o transporte escolar dos estudantes do 9º ano que passarão a frequentar escolas estaduais. Segundo ela, o serviço será garantido sempre que o aluno não tiver vaga dentro do zoneamento ou quando a distância entre a residência e a escola ultrapassar os critérios estabelecidos pelo município.
Na área urbana, o transporte escolar é assegurado para estudantes que moram a mais de dois quilômetros da escola. Já na zona rural, o benefício é concedido quando a distância ultrapassa um quilômetro. De acordo com a secretária, atualmente mais de 4,6 alunos são atendidos diariamente pelo transporte escolar em Caxias do Sul, seguindo normas técnicas e critérios previamente definidos.
Cerca de 500 dos alunos do 9º ano inseridos na rede estadual, as linhas de ônibus foram adaptadas para facilitar o deslocamento, com pontos de embarque próximos às residências e horários compatíveis com o turno escolar.
“A Visate está extremamente organizada. São rotas específicas que eles mudaram para atender praticamente 99% dos alunos. Não tem paradas extras, eles pegam próximo de casa e largam na frente da escola e o retorno dessa mesma forma. Nos primeiros dias teremos fiscais da Visate dentro dos ônibus para verificar o andamento de como está sendo feito, se a gente tem que melhorar alguma coisa”, salientou a secretária.
Seguranças nas escolas
A secretária municipal da Educação também destacou as ações voltadas à segurança nas escolas da rede municipal. Segundo ela, o município conta com protocolos específicos que orientam as equipes escolares sobre como agir em diferentes contextos do ambiente educacional.
Entre as medidas adotadas estão o Protocolo de Paz e Segurança nas Escolas da Rede Municipal de Ensino e o Protocolo de Abordagem e Resposta para Situações de Racismo no Ambiente Escolar.
Durante a apresentação, a secretária também ressaltou investimentos em alimentação escolar, que ultrapassaram R$ 16,8 milhões, a ampliação de atendimentos psicossociais a professores, reformas em escolas e o avanço das parcerias público-privadas para a construção de 31 novas escolas de educação infantil, com início das obras previsto para março de 2026.