![Secretária apresenta dados da Educação e construção de três escolas em Caxias do Sul Secretária apresenta dados da Educação e construção de três escolas em Caxias do Sul](https://uploads.leouve.com.br/2025/02/h7n948KB-Icaro-de-Campos-Divulgacao.webp)
A secretária de Educação de Caxias do Sul Marta Fattori esteve na manhã de terça-feira (5) no plenário da Câmara de Vereadores apresentando os números da rede, os investimentos, as ações pedagógicas e as obras em andamento. O ato cumpriu a Lei Orgânica Municipal. No artigo 101-A, a legislação estabelece que o titular da Smed deve apresentar, anualmente, em espaço aberto durante sessão ordinária, o plano de metas da educação pública do município para o ano letivo, que se inicia no dia 19 deste mês no Ensino Fundamental.
Em relação as obras, a secretária informou as que se encontram em andamento e as novas previstas. Neste momento, estão em construção a quadra coberta, o estacionamento e o parquinho da EMEF San Gennaro. Como construções novas para 2025-2028, estão listadas três instituições de ensino: EMEF Governador Leonel Brizola (parte remanescente), no loteamento Campos da Serra; Escola de Educação Infantil (EEI) Planalto Rio Branco; e EEI Mariani. Marta ainda mencionou a previsão de 31 escolas de Educação Infantil por meio da Parceria Público-Privada da Educação.
“Nós fizemos um planejamento que pode ser mudado a qualquer momento e eu aceito qualquer sugestão de vocês (dirigindo-se aos parlamentares). Juntos, precisamos fazer a diferença, precisamos cuidar de nossos professores e cuidar das nossas crianças. Para isso, venham comigo com honestidade, leveza, clareza e amor”, convidou a secretária.
Números
A titular da Smed também detalhou a estrutura que conta com 82 escolas municipais de Ensino Fundamental e 50 unidades de Educação Infantil conveniadas. Ao todo, a rede atende 46.881 crianças/estudantes segundo dados de dezembro do ano passado. Desse total, 14.444 são crianças na Educação Infantil (creche e pré-escola) e 32.437 estudantes no Ensino Fundamental (diurno e EJA).
Já a equipe da Smed soma 3.920 profissionais. São 3.113 professores/matrículas de concursados lotados na Secretaria; 400 cuidadores terceirizados; e 407 higienizadoras e merendeiras (terceirizadas). Por sua vez, a gestão compartilhada conta com mais 903 profissionais.
Como curiosidade a gestora já foi professora do atual presidente da Casa, o vereador Lucas Caregnato (PT).