Durante o período de pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, que se estende até o dia 1º de dezembro, além das vagas nos ensinos Fundamental e Médio, os interessados também podem se inscrever para as mais de 22 mil vagas gratuitas abertas nas escolas que oferecem Educação Profissional e Técnica.
A modalidade se distingue das demais por oferecer uma série de cursos técnicos, que possibilitam o estudante a concluir a etapa da educação básica com uma habilitação profissional em algum campo específico de atuação.
As inscrições devem ser realizadas no site da Secretaria da Educação (Seduc), acessando a aba “Matrículas – Chamada Pública” e clicando na opção Educação Profissional. A página da ficha de inscrição traz as informações sobre como preencher o formulário do candidato e indica os pré-requisitos para a escola ou curso técnico desejado.
Educação Profissional e Tecnológica
Na Educação Profissional, as aulas são ministradas de modo a permitir que haja o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para preparar o jovem para o mundo do trabalho. Para isso, o ensino é focado em equilibrar conhecimentos teóricos e práticos. Por exemplo, as escolas estaduais que contam com a modalidade proporcionam formações em áreas tão diversas como eletrônica, saúde, publicidade, administração, logística, agropecuária, entre outras.
A Educação Profissional possui três modalidades, variando de acordo com o tipo de inserção do curso dentro do currículo escolar. Ela pode ser integrada, concomitante ou subsequente. Essas diferenças precisam ser observadas pelos estudantes no momento de efetuar a matrícula. Na Rede Estadual do Rio Grande do Sul, existem 158 escolas técnicas e 105 de Curso Normal.
A Educação Profissional e Tecnológica está institucionalizada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação, de 1996. Entre seus objetivos, um dos principais é a preparação para atuar no mundo do trabalho, garantindo uma formação integral que articule tanto o exercício da cidadania quanto a qualificação profissional.
Para facilitar a escolha da matrícula, a Seduc disponibiliza uma plataforma que indica todas as opções abertas no Estado. A partir de um mapa do RS, é possível encontrar as escolas estaduais com Educação Profissional e Técnica em todas as 30 Coordenadorias Regionais da Educação e conferir a disponibilidade de vagas para 2025.