SOLICITAÇÃO

Renegociação de dívidas com o Fies começa neste sábado (1º)

Procedimento deve ser feito no aplicativo Fies Caixa

Novo Fies
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Quem tem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pode renegociar os valores a partir deste sábado (1º). O prazo vai até 31 de dezembro de 2026, direto com a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelos contratos. O procedimento para renegociar os débitos deve ser feito somente pelo aplicativo Fies Caixa ou pelo site do banco no endereço: login.caixa.gov.br.

Para solicitar a renegociação, o estudante precisa ter assinado contrato a partir de 2018, já ter concluído o curso e ter iniciado o pagamento do financiamento e ter parcelas atrasadas há mais de 90 dias a partir de 31 de julho de 2025. Um termo aditivo ao contrato original, com nova obrigação de pagamento, novo prazo e valor vai ser formalizado após a renegociação.

Neste novo modelo de acordo, o estudante pode parcelar os débitos em até 180 vezes, com 100% de desconto nos juros e multas. A parcela mínima será de R$ 200, com exceção nos casos em que o valor da dívida total seja menor. Segundo o Ministério da Educação, a medida deve beneficiar 160 mil estudantes com dívidas que podem chegar a quase R$ 2 bilhões.

O que é o FIES

Criado em 2001, o Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e aderirem ao programa.

Com informações de Agência Brasil