Alunos de escolas municipais e estaduais da rede pública de todo o território gaúcho devem iniciar a partir desta segunda-feira (24) as provas do Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). Devem participar dos exames em todos os 497 municípios do estado cerca de 409 mil alunos de instituições públicas urbanas e rurais. Os testes serão aplicados para estudantes do 2º, 5º, 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio até o dia 6 de dezembro.
As avaliações serão feitas somente para escolas com pelo menos dez alunos matriculados dentre todas as turmas de modalidade regular do ano ou da série avaliada. O foco dos testes será nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Entretanto, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), as questões dessas matérias vão avaliar capacidades mais amplas, como a habilidade de leitura e o raciocínio lógico-matemático. O objetivo é verificar se os estudantes estão no nível adequado para a sua idade escolar.
Equipes diretivas e professores também participam dos testes
Além das avaliações direcionadas aos estudantes, o Saers também aplica questões específicas para professores e equipes diretivas das escolas. O objetivo com os questionários é obter “uma visão contextual dos resultados, cruzando informações sobre as condições de sala de aula, o trabalho dos docentes e o ambiente socioeconômico dos alunos, oferecendo uma análise mais completa do desempenho escolar”, de acordo com nota do Governo do Estado.
Formato das provas
Para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, as provas serão realizadas em dois dias consecutivos e têm 19 questões objetivas de leitura, escrita e interpretação, além de 18 itens de Matemática.
Já para os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, os questionários serão aplicados em um único dia. No 5º ano, as provas têm 44 questões objetivas e 68 perguntas de questionário. Por sua vez, no 9º ano do Fundamental e no 3º do Ensino Médio, são 52 questões objetivas e 70 perguntas de questionário, com foco em competências fundamentais para cada etapa.
O Saers não abrange todas as instituições públicas que oferecem Ensino Fundamental ou Médio. Escolas indígenas que não ensinam Língua Portuguesa como primeira língua, classes e escolas de Educação Especial não regular, turmas multisseriadas, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e turmas de Aproveitamento de Estudos do Curso Normal estão entre as exceções.