
Com o objetivo de fomentar a alimentação saudável, cerca de 500 estudantes da rede municipal de educação de Caxias do Sul foram beneficiados pelo Projeto SemEANdo Saúde, desenvolvido pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação (SMED). A iniciativa, que funcionou como projeto piloto no segundo semestre de 2025, teve boa receptividade e resultados positivos, o que garantiu sua continuidade para 2026.
O projeto foi colocado em prática em agosto de 2025 e atendeu alunos das cinco escolas de ensino integral do município: Dezenove de Abril, Engenheiro Mansueto Serafini, Laurindo Luiz Formolo, Presidente Tancredo de Almeida Neves e San Gennaro.
Voltado aos anos iniciais, da pré-escola ao 3º ano, o SemEANdo Saúde promoveu atividades lúdicas e educativas, adaptadas à faixa etária. As ações foram conduzidas pelos nutricionistas Moisés Eduardo Zanete e Viviane Simone Pastore, que levaram o tema da alimentação saudável para dentro das salas de aula de forma divertida.
Para aproximar o conteúdo das crianças, os profissionais criaram os personagens Tomate e Saladinha, que ajudaram a abordar o assunto por meio de jogos de adivinhação, atividades sensoriais, dinâmicas interativas e outras propostas pedagógicas. Além disso, os alunos passaram por medições e pesagens, contribuindo para o acompanhamento nutricional.

As informações coletadas serão compartilhadas com os serviços de saúde, possibilitando apoio em situações que demandem atenção, como obesidade, baixo peso e outros casos específicos que exigirem atenção.
“Pudemos perceber um ganho muito importante para essas cinco escolas contempladas com o nosso projeto piloto. Os anos iniciais tiveram atividades relacionadas à alimentação saudável e conseguiram adquirir um enorme conhecimento em relação às escolhas alimentares, plantando uma semente para hábitos mais saudáveis desde o início do ensino fundamental”, avalia a nutricionista Natália Guerra, gerente do setor de Alimentação Escolar.
Com a avaliação positiva, o projeto será mantido em 2026 e ampliado para novas escolas, permitindo que mais crianças sejam acompanhadas.