O Executivo de Farroupilha apresentou nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei 037/2025 que torna o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) uma política permanente do município. A proposta tem como objetivo garantir a continuidade do trabalho de prevenção realizado nas escolas, que hoje depende de renovação anual.
Com a nova legislação, o Proerd passará a integrar de forma definitiva as ações da rede municipal de ensino, ampliando o alcance das atividades. A meta é que cada vez mais crianças tenham acesso às aulas e vivências que contribuem para a formação cidadã, o fortalecimento de valores e o afastamento do mundo da criminalidade e das drogas.
Uma outra novidade anunciada é um incentivo mensal de R$ 900 do município para os instrutores do projeto, que já formou mais de 31 mil crianças desde 2002.
O comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), Giovani Gomes, valorizou a atenção dada ao Proerd, e por consequência aos instrutores do projeto.
“É um dia histórico. Apesar do programa já ser institucionalizado na Brigada Militar há 27 anos no Estado, ele agora passa a ter no município essa valoração e importância ímpar. O projeto vai implementar o apoio financeiro como programa, então ele vai em todos os anos receber, obrigatoriamente e de forma natural, o apoio financeiro do município, sendo uma questão positivíssima”, afirmou Gomes.
O Proerd é desenvolvido pela Brigada Militar (BM) em parceria com as escolas e famílias. Inspirado em um programa norte-americano, tem como foco a prevenção ao uso de drogas e à violência entre crianças e adolescentes. As aulas são conduzidas por policiais militares instrutores, com uma metodologia ativa e dinâmica que combina disciplina, diálogo e afeto.
O prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini (MDB), afirmou que o investimento abrange pontos onde o município tem recebido destaque a nível estadual nos últimos tempos.
“Este projeto trata de dois princípios importantes: educação e segurança. Nos dois índices nós estamos bem, mas não é por isso que a gente não necessita continuar evoluindo. Com isso, estamos fortalecendo a parceria com a Brigada Militar. O incentivo aos instrutores do Proerd é também um reconhecimento a essas pessoas que marcam a vida das crianças”, salientou o chefe do Executivo.
Além de abordar temas como drogas e violência, o programa estimula o respeito, a cidadania, a autoestima e o convívio social saudável, tratando também de assuntos como bullying e convivência escolar. O objetivo é capacitar as crianças para que possam fazer escolhas seguras e responsáveis, dizendo “não” às drogas e “sim” à vida, aos sonhos e a um futuro melhor.
Já as soldados Bruna Pereira Araujo e Joice da Cunha, que atuam como instrutoras, demonstraram gratidão ao Executivo pela expansão e atenção ao programa, para que cada vez mais jovens possam ser orientados de maneira correta nas escolas. Em 2025, cerca de 900 alunos do 5º ano devem realizar a aguardada formatura do Proerd, marcada para o dia 29 de novembro.
O Projeto de Lei foi encaminhado para análise da Câmara de Vereadores. A expectativa é que, com a aprovação, o município amplie o número de turmas atendidas já a partir do próximo ano letivo.