SEGURANÇA

Projeto de lei propõe criação de protocolo de emergência em escolas de Caxias do Sul

Parlamentares assinaram um projeto de lei, chamado "Valentina Morais", de autoria coletiva, instigados pela vereadora Daiane Mello (PL)

Foto: Paula Brunetto/Divulgação
Foto: Paula Brunetto/Divulgação

Foi protocolado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul um Projeto de Lei que cria o Protocolo Municipal de Emergência Escolar – Valentina Morais. A proposta, de autoria coletiva, com assinatura de outros 15 parlamentares instigada pela vereadora Daiane Mello (PL), estabelece diretrizes de prevenção e resposta a emergências médicas nas escolas da rede municipal.

Inspirado em legislações nacionais e casos reais, o protocolo define ações imediatas para situações como paradas cardiorrespiratórias, crises convulsivas, queimaduras, intoxicações e outros eventos onde a vida esteja em risco. A proposta visa aumentar a prontidão das escolas para agir rapidamente.

Principais pontos do projeto

    • Atendimento imediato e acionamento obrigatório do SAMU (192) ou outro serviço de emergência;

    • Capacitação semestral de todos os servidores da rede municipal;

    • Cartazes informativos com contatos de emergência em locais visíveis;

    • Acompanhamento psicológico pós-ocorrência, quando necessário;

    • Implantação de plano de ação anual em cada escola;

    • Comunicação rápida com os familiares em situações críticas.

Nome do projeto

O nome “Valentina Morais” é uma homenagem simbólica a uma menina que perdeu a vida em Caxias do Sul. “As crianças merecem um ambiente escolar mais seguro, humanizado e com profissionais preparados para agir com rapidez”, destacou a vereadora Daiane Mello.

O projeto será analisado pelas comissões da Câmara de Caxias. Se aprovado, o Poder Executivo terá até 120 dias para regulamentar, com implantação gradual sob responsabilidade das secretarias de Educação e Saúde. 

Assinaram o projeto de lei os seguintes vereadores: Daiane Mello, Sandra Bonetto, Hiago Morandi, Pedro Rodrigues, Juliano Valim, Andressa Mallmann, Andressa Marques, Rose Figeri, Rafael Bueno, Daniel Santos, Estela Balardin, Alexandre Bortoluz, Aldonei Machado, Calebe Garbin, Marisol Santos e Edson da Rosa.