Foto: Divulgação/EMEF Engenheiro Mansueto Serafini
Foto: Divulgação/EMEF Engenheiro Mansueto Serafini

O projeto Reagrupamento Anos Finais – 10 Anos de Tempo Integral: Coisas Boas Acontecem Aqui!, desenvolvido na EMEF Engenheiro Mansueto Serafini, de Caxias do Sul, foi selecionado pelo edital nacional do Ministério da Educação (MEC) 2/2025, que reconhece experiências inspiradoras de Educação Integral em escolas públicas de todo o país. Ao todo, o edital reúne 738 iniciativas de escolas públicas e redes de ensino de todo o país.

Criada em 2014, a iniciativa da EMEF Engenheiro Mansueto Serafini reorganiza as turmas do 6º ao 9º ano em quatro grupos multisseriados, envolvendo 90 estudantes que desenvolvem projetos de pesquisa e apresentações artísticas. As atividades incluem teatro, dança, música e declamação de poemas, além da criação de figurinos e cenários com materiais reutilizáveis.

Foto: Divulgação/EMEF Engenheiro Mansueto Serafini

Os próprios alunos registram o processo em vídeo, o que reforça o protagonismo e o olhar crítico. A avaliação é formativa e contínua, e considera fatores como participação, empenho, assiduidade, convivência e autoavaliação.

Desenvolvimento integral

Segundo a assessora de Tempo Integral da Secretaria Municipal da Educação (SMED), Manuela Matté, o maior valor do projeto é o desenvolvimento integral que ele proporciona ao aluno:

“Não é só um produto final, é todo o caminho de pesquisa, criação e ensaio, que fortalece habilidades socioemocionais e cognitivas de forma muito concreta”, afirma.

Além disso, o projeto fortalece o relacionamento interpessoal e amplia a participação das famílias no ambiente escolar.

Foto: Divulgação/EMEF Engenheiro Mansueto Serafini

Reconhecimento e divulgação do projeto

A seleção pelo MEC funciona como um selo de qualidade, destacando o projeto da escola como referência nacional na implementação da Educação Integral. As práticas escolhidas serão divulgadas pelo MEC em e-books, mapas interativos e materiais audiovisuais, com o objetivo de inspirar outras redes de ensino.

O projeto pode ser conferido aqui.