
Doutores de todas as áreas do conhecimento poderão concorrer a bolsas de estudo no valor de R$ 13 mil através do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Brasil (Profix). O projeto é uma parceria entre o CNPq, Capes e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), com um investimento total de R$ 624 milhões provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
O objetivo central do programa “Conhecimento Brasil” é manter talentos científicos no país e atrair de volta pesquisadores que estão no exterior. Além disso, a iniciativa pretende descentralizar a ciência brasileira, hoje muito concentrada no Sudeste e no Sul, levando especialistas qualificados para regiões como a Amazônia, onde o desenvolvimento tecnológico é estratégico para a preservação ambiental.
Como funciona a seleção do programa
Os processos seletivos não serão unificados. Cada estado, por meio de sua respectiva FAP (como a Fapergs no Rio Grande do Sul), lançará editais próprios com regras específicas. As fundações estaduais têm até o dia 2 de fevereiro para manifestar interesse ao CNPq, e a previsão é que as chamadas para os pesquisadores comecem a partir de março.
Requisitos e Duração
Para concorrer, o doutor deve atender aos seguintes critérios:
- Possuir título de doutor obtido no Brasil ou no exterior;
- Não possuir vínculo empregatício, já que a bolsa exige dedicação integral;
- Residir ou fixar residência no estado onde realizará a pesquisa por um período de quatro anos.
O valor da bolsa foi estrategicamente calculado para ser competitivo, superando inclusive os valores pagos por fundações de ponta como a Fapesp, de São Paulo, garantindo que o pesquisador tenha condições de se manter em qualquer região do país com foco exclusivo na produção científica e tecnológica.