EDUCAÇÃO

Prefeitura de Gramado repassa terreno ao IFRS

Campus do Instituto Federal será instalado em uma área de 16 hectares, com acesso pela Av. do Trabalhador, no bairro Várzea Grande, em Gramado

Foto: Divulgação / IFRS
Foto: Divulgação / IFRS

A conquista de um campus do Instituto Federal de Educação (IFRS) para Gramado teve um avanço significativo nesta quarta-feira (23), com a oficialização por parte da Administração Municipal da doação do terreno onde será construída a estrutura. A entrega da documentação foi realizada pelo prefeito Nestor Tissot diretamente ao reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, em ato realizado no Gabinete do Prefeito. A área de 16 hectares que receberá a edificação de três andares para abrigar cursos de graduação para ensino médio e técnico fica localizada no bairro Várzea Grande, com acesso pela Av. do Trabalhador.

A estimativa do IFRS é de que o investimento na obra gire em torno de R$ 16 milhões, beneficiando mais de mil estudantes de Gramado e região. Conforme o reitor Júlio Xandro Heck, a intenção do Governo Federal é assinar a ‘Ordem de Início dos Serviços’ no começo do 2º semestre deste ano. “Agradecemos toda atenção e o empenho do prefeito Nestor e dos poderes Executivo e Legislativo de Gramado. Em breve, a cidade receberá este campus tão merecido e desejado pela comunidade gramadense e regional”, comentou Júlio Xandro, lembrando que dos 100 campus que o Ministério da Educação previa, cerca de 30 municípios não cumpriram os prazos.

Foto: Divulgação: IFRS

Contrapartidas da Prefeitura de Gramado

O município de Gramado já trabalha para entregar algumas contrapartidas visando a instalação do campus, que incluem a terraplanagem do terreno, o acesso viário pavimentado, a ligação com a rede de água e remoção da vegetação. O prefeito Nestor Tissot cobrou celeridade no processo por parte do Executivo e comemorou mais este avanço.

“Tenho certeza que este campus será um grande incentivo para os nossos estudantes, que poderão aprofundar seus conhecimentos sem precisar sair de Gramado. Vai qualificar a mão de obra da nossa juventude, ao mesmo tempo em que atende uma reivindicação do empresariado local”, avalia o prefeito Nestor Tissot.