EDUCAÇÃO

Nova escola de Ensino Médio do Sesi em Caxias do Sul contará com mais de R$ 60 milhões de investimento

Com inauguração prevista para 2027, unidade funcionará em tempo integral, com proposta pedagógica inovadora e cursos técnicos com o Senai

Foto: Sesi-RS/Divulgação
Foto: Sesi-RS/Divulgação

O Sistema FIERGS deu início à construção de uma nova escola de Ensino Médio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) em Caxias do Sul, com investimento estimado em R$ 60,5 milhões. A unidade será instalada no antigo prédio do Senai Nilo Peçanha, na rua Vereador Mario Pezzi, 1135, e terá capacidade para atender cerca de 500 estudantes do primeiro ao terceiro ano. A inauguração está prevista para o final de 2027, com início das aulas em fevereiro de 2028.

O projeto prevê ensino em tempo integral e uma proposta pedagógica inovadora, que alia competências cognitivas e socioemocionais. O currículo interdisciplinar oferecerá dois itinerários formativos: Ciências da Natureza e Matemática e Formação Técnico-Profissional, possibilitando aos alunos cursar, a partir do segundo ano, uma formação técnica em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS).

A reforma da escola, conforme o projeto elaborado nos últimos meses, inclui a reconfiguração dos espaços internos, com a criação de salas adequadas ao Ensino Médio. Nas fachadas, a proposta é de intervenção mínima, preservando as características originais do prédio. A escola contará ainda com salas específicas para música, teatro e idiomas, além de laboratórios de ciências e FabLearn, espaço de estímulo à criatividade a partir de atividades manuais. Esses espaços foram pensados para estimular a criatividade, a resolução de problemas e a conexão entre aprendizado e mundo do trabalho.

Para a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, a implantação da unidade marca um avanço estratégico para a serra gaúcha. A implantação da escola de Ensino Médio do Sesi em Caxias do Sul representa um marco significativo para a educação e o desenvolvimento socioeconômico da região. A proposta pedagógica é interdisciplinar, contextualizada no mundo do trabalho e tem a tecnologia como princípio para resolução de problemas reais”, afirmou.

Segundo Susana, a escola busca fortalecer a competitividade das indústrias e gerar oportunidades para os jovens, sendo fortemente alinhada com os pilares estratégicos do Sistema FIERGS. “Com laboratórios, espaços maker e foco em tecnologia, a escola promove uma cultura de inovação, incentivando o pensamento criativo e o desenvolvimento de soluções industriais modernas, preparando os alunos para os desafios da Indústria 4.0”, diz.

A partir do segundo ano, os estudantes terão ainda a oportunidade de realizar cursos técnicos em parceria com o Senai, ampliando a conexão com o setor produtivo e aumentando as possibilidades de inserção no mundo do trabalho. O projeto da nova escola do Sesi em Caxias do Sul prevê a implantação gradual das turmas de Ensino Médio, começando pelo primeiro ano em 2028, até atingir sua capacidade plena, com três séries em funcionamento.