TECNOLOGIA

Mostra Científica premia mais de 60 pesquisas de estudantes em Caxias do Sul

O evento, realizado de 1 a 5 de setembro nos ginásios da Vila Poliesportiva da UCS, reuniu mais de 250 trabalhos desenvolvidos por 580 alunos.

(Gustavo Ascari/Divulgação)
(Gustavo Ascari/Divulgação)

Mais de 60 projetos de pesquisa apresentados por estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram premiados na 13ª Mostra Científica e Tecnológica do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC UCS) e 4ª Mostra Júnior. O evento, realizado de 1 a 5 de setembro nos ginásios da Vila Poliesportiva da UCS, reuniu mais de 250 trabalhos desenvolvidos por 580 alunos.

A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta sexta-feira (5), no UCS Teatro, e destacou um aumento no número de projetos reconhecidos em relação ao ano passado, quando 47 pesquisas foram premiadas. A novidade deste ano foi a antecipação dos pesquisadores que representarão o CETEC em mostras científicas de 2026, que ocorrerão em novembro.

A maioria dos prêmios credencia os estudantes para participação em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais, incluindo a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e a Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio e Fundamental da Serra Gaúcha (Mostraseg).

Participação em Eventos Científicos

Os projetos contemplam diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, agricultura, artes, cultura, comunicação, psicologia, cidadania, inclusão e sustentabilidade. Na próxima semana, 15 trabalhos do CETEC participarão da Mostraseg, e outros 5 projetos concorrerão na Mostratec, em Novo Hamburgo.

Entre os destaques, estão pesquisas sobre bioativos sul-americanos contra infecções hospitalares, o potencial antifúngico de própolis de abelhas nativas, sistemas de inteligência artificial para detecção automática de fake news e estudos na área da saúde, como diabetes infantojuvenil e neuropsicologia.

Destaques em Sustentabilidade e Inovação

Além disso, trabalhos focados em sustentabilidade, inclusão social e tecnologia assistiva receberam reconhecimento especial, reforçando o compromisso do CETEC com a inovação e o desenvolvimento social.

O evento reafirma o papel do CETEC em estimular a pesquisa científica entre jovens estudantes e fortalecer a cultura de inovação na região.

Confira os premiados:

Mostratec 2025

– Bioativos sul-americanos: Uma nova frente contra as infecções hospitalares
Estudantes: Flávia Fernanda Lucchese Barazzetti (K2) e Valentina Kraemer (K2)

– Própolis de abelhas nativas como antifúngico natural
Estudantes: Isabela Dall’Agnol, Lorenzo Pagno Turmina e Maria Eduarda de Oliveira

– O potencial bacteriostático das nanopartículas de óxido de zinco na regeneração de queimaduras – fase II
Estudantes: Eduarda Vergani (D2) e Sophia Gomes Poyer (K2)

– Diabetes infantojuvenil: perfil dos pacientes e papel da insulina
Estudantes: Valentina de Antoni Lima e Sofia Finger Faes

– Detecção automática de fake news, desenvolvimento de um sistema de IA para a luta contra a desinformação
Estudantes: Arthur Johann Wilmsen Witt (B2), Rafael Becker (B2) e Yuri Sirtoli (B2)

Mostratec 2026

– Investigação do potencial antifúngico e antioxidante do Butia Eriospatha
Estudantes: Ana Júlia Lourenci Mattana (K2), Eduarda de Quadros Piccoli (K2) e Sofia Buzin Modena (K2)

–Análise do comportamento e regeneração de planárias em paralelo ao estudo da neurogênese infantil
Estudantes: Georgia Coppetti Hofler, Laura Lundgren de Oliveira e Stella Salvador Massochini

– API for lead enrichment
Estudantes: Lucas Bado (D2), Pedro Frey (D2), Vinícius Bordin (D2) e Leonardo José Scariot (D2)

–Superdotação e Genialidade
Estudantes: Cecília Lampert De Marchi, Júlia Letícia Corso Ferrarie, Maria Fernanda Nesello Domingos

Mostraseg 2025

– Estudo comparativo da adsorção de azul de metileno e paracetamol utilizando biossorvente de caroço de pêssego e carvão ativo comercial
Estudantes: Bernardo Chaulet Bertolucci (B2), Lian Souza Kirchheim (B2) e Murilo Boff Casagrande (B2)

– A natureza do filtro: explorando o poder das macrófitas na fitoremediação de águas residuais provenientes do Arroio Tega – Fase 2
Estudantes: Giovana Cecconello, Giullia Tiemi Uehara Bernardi e Maria Guilhermina Seibel Mugnaini

– Impactos da agricultura familiar e das corporações alimentícias na saúde nutricional de populações vulneráveis
Estudantes: Camyla Martins Henriques (A2), Kauane Vitoria Juvenal (A2) e Maria Clara Sonda (A2)

– Estimativa de eficácia de aprendizagens ativas e aulas práticas na escola municipal Ítalo João Balen, em Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – FASE II
Estudante: Ana Carolina Fernandes Corso (G2)

– Medicina paliativa (ETAPA 2): Ensino no ambiente universitário
Estudantes: Anna Clara Mattezdolf Leivas Amaral (O1) e Catarina Rossato Milesi (O1)

– Memórias falsas e a construção de memórias
Estudantes: Carolina Lopes Held e Hannah Moreira de Morais

– Desenvolvimento de Site para gestão de voluntários, abrigos e ocorrências – FASE II
Estudantes: Davi Mondadori Grison (K2), Gonçalo Faé Blota (K2) e Tomás Sartori Flores (K2)

– Preparação de híbridos de quitosana e AgNPs para a desinfecção de efluentes industriais
Estudantes: Davi Crespo Giovanela (E1), Guilherme Luis Pires Kuiava (E1) e Marco Salvador Massochini (E1)

– Através de todos os cliques: como os algoritmo das redes sociais te tornam exposto às fake news?
Estudante: Raissa de Lima Rodrigues

–Curativos antimicrobianos com borracha natural e Própolis vermelha para feridas em diabéticos – FASE II
Estudantes: Ana Carolina Miorelli Adami (A2), Ana Luiza de Chagas (A2) e Isadora Kosarevitz (A2)

–”Where Dreams Come True”: A animação contemporânea e o processo quadro-a-quadro
Estudante: Georgia Cenci Serafini (G2)

– O perigo iminente dos jogos de aposta no Brasil
Estudantes: Alice Machado Menegotto, Mateus Baldissera Sberse e Julia Boff Cemin

– A influência da Literatura nas redações do Enem
Estudantes: Isadora Malacarne Golin (G2), Luísa Dias Cezimbra (G2) e Martina Zanrosso Piccoli (G2)

– A leitura de ficção como ferramenta para desenvolvimento da empatia em adolescentes
Estudantes: Valentina Muller Fortuna e Elisa Zattera Kintschner

– Compostos fenólicos extraídos do pseudofruto da Hovenia dulcis como conservante natural
Estudantes: Caroline Marcelino (B2), Danieli Medeiros (B2) e Paola de Paula da Costa (B2)

Mostraseg 2026

– Avaliação/análise de uma telha sustentável à base de resina epóxi e a casca do pinhão
Estudantes: Guilherme Matté (G2), Henrique Bortolini (G2) e João Henrique Miotto (G2)

– Bullying escolar: análise, prevenção e ação
Estudantes: Antonella Giacomet Perez, Manuela Castro Becker e Sophia Coelho de Andrade Griebeler

– Otimização de motores à combustão
Estudantes: Lorenzo Menegussi Zanol (P1), Henrique Vergani Rech (P1) e Nicolas Santos Garin (P1)

– Manga Cicatriza: sua melhora sustentável
Estudante: Murilo Regus Mattana

– Desenvolvimento de um protótipo de plataforma digital para auxiliar alunos e professores em mostras científicas
Estudante: Laura Hendler Balbinot (A2)

– Acondroplasia: acessibilidade de pessoas com nanismo
Estudantes: Bruno Spolidoro da Fonseca e Pedro De Bortoli Rech

– Protótipo de rastreador com LORA e GNSS para monitoramento e conservação de animais silvestres
Estudantes: Arthur Giordano Bianchi (K2) e Augusto Gobbi Greque (K2)

– Análise do potencial do grafeno incorporado a baterias de nobreaks aplicadas a aparelhos médicos de uso domiciliar
Estudantes: Ana Luiza da Motta (E1), Carolina Salvador Terhorst (E1) e Júlia Del Cueto Dall’Acqua (E1)

– Impactos da remoção dos dispositivos eletrônicos no CETEC Fundamental
Estudantes: Luiza Fantin Vasata, Manuela Vebber Perini e Marina Facco da Silva

– Acidificação foliar fisiológica e seu estímulo por substâncias húmicas: Uma abordagem in vivo com púrpura de bromocresol
Estudantes: Isadora dos Santos Dillon (D2), Gabriel Weber Pinto (D2) e Natália Cardoso Macedo (D2)

– Controle do fungo de pós-colheita Penicillium sp. com extrato de curcuma e maracujá in vitro
Estudantes: Luiza Lazzarotto (E1), Mariana Marcon Oliveira (E1) e Maria Fernanda Miotto Vacari (E1)

– Conforto térmico nas escolas municipais de ensino fundamental de Caxias do Sul: Um desafio frente às mudanças climáticas
Estudantes: Joanna Montemezzo Rocco (O1) e Marina Vebber Perini (O1)

– Error 404: igualdade não encontrada
Isabelle Tieppo dos Santos, Isabelli Bazzi e Melissa Maffi Gerhardt

– Análise comparativa do pólen e relação das àreas urbanas e rurais
Estudantes: Davi Girelli Chiele (A2), Martim Augusto Guerra Heckler (A2) e Pedro Henrique Ruaro Berti (A2)

– Estado laico em debate: A influência da religião nas decisões políticas em diferentes contextos internacionais (Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América)
Estudantes: Amanda Barres Padilha (S1) e Isabela Morbach Gonçalves (S1)

Destaque Projeto da Saúde

– Correlações Neuropsicológicas entre a doença de Alzheimer e a Síndorme de Sanfilippo
Estudantes: Bianca De Los Rios Tubino Pereira (B2), Hisabelli Dal Pai (B2) e Ísis de Oliveira Morais (B2)

– Substância contra a caseína
Estudantes: Julia Scholl, Valéria Dal’Agnol e Sofia Martini Rocha

– Entre likes e filtros: a influência das redes sociais na autoestima de crianças e adolescentes
Estudantes: Antônia Wincler Zanandréa, Manuela Klein Rizzi e Francesca Festugato Toigo

– Quando a noite se torna rotina: efeitos do trabalho noturno
Estudantes: Arthur Soppelsa Rech, João Pedro Palandi e Lorenzo Camargo Gardenal Morandi

– Análise do impacto da disseminação de informações falsas sobre saúde feminina por influenciadores digitais
Estudantes: Alice Fabro Borges e Beatriz Conte Gil

– A eficiência do uso da melatonina na regulação do ciclo circadiano para a redução dos impactos da insônia
Estudantes: Alice Miranda de Martini e Isadora Aguiar Ferreira

Destaque Continuidade do Projeto

– Mapeamento de águas contaminadas em Caxias do Sul
Estudantes: Guilherme Marcos Casara e Davi Terra Silva Dutra

– Protótipo de software para facilitar a comunicação de patologias não-verbais
Estudantes: Laura Slusser e Sofia Menegat Winkler

Destaque Projeto das Artes e Comunicação

– Análise Semiótica da Construção de uma obra a partir da interação entre artista e público nos Itinerários Formativos do CETEC
Estudantes: Danilo Barbosa Dias (K2), Henrique Baratieri Zampieri (K2) e Pedro Biz (K2)

Destaque Educação, Cultura e Cidadania

– Fake News e a população idosa de Caxias do Sul
Estudantes: Helena Demeneghi, Mariana Montemezzo Rocco e Martina Minuscoli Pereira

– Acessibilidade para cegos em museus – Fase 2
Estudantes: Guilherme Hrihorowisch Sheid e Davi Lazzarotto Capelini

Destaque Semana Acadêmica Psicologia

– Sono e Aprendizagem
Estudantes: Augusto Casal Pinto e Yohan Borilli Dini

Destaque Projeto de Agricultura

–Potencial Antifúngico do extrato de canela em pau aplicado na forma de biofilme em culturas de bergamotas
Estudantes: Cecília Conte Gil (K2), Giulia Salvador (K2) e Lívia Crocoli (K2)

– A realidade implícita dos agricultores no Rio Grande do Sul
Estudante: Luiza Teixeira Riva (B2)

Destaque Projeto de Inclusão

– Neurofeedback e Neurometria no Autismo
Estudantes: Beatriz Terres Bosi (O1) e Maria Eduarda Foppa de Souza (O1)

– Tecnologia assistiva barata para deficientes visuais: O potencial do ultrassom
Estudantes: Juliana Luzzietti Formolo (E1)

– Tábua de corte adaptada: Inclusão e autonomia na cozinha
Estudantes: Lara Reck Kuhn (G2), Leticia Lazzari (G2) e Maria Luiza de Souza Pereira (G2)

Destaque Projeto de Sustentabilidade

– A influência da desinformação nas mudanças climáticas
Estudantes: Antonia Ceccato Correa da Silva (G2), Isabelle Guerra Porto (G2) e Isadora Silvestre Zapparoli (K2)

– Um grito por ajuda: O desmatamento da Amazônia e o Agronegócio
Estudantes: Isabella Arguedas-Ribeiro (O1)

– Formulação de cicatrizante à base de plantas babosa e curcumina como alternativa natural
Estudantes: Daniel de Quadros Piccoli, Davi Benincá Signori e Eduardo Antônio Pires Kuiava

– Transformando óleo em energia: o papel dos biocombustíveis na matriz energética
Estudantes: Antônia Bizzi Martins, Manuela Amaral Stangherlini e Manuela Bizzi Martins

Categoria Destaque Tecnologia

– O descarte e a reutilização dos painéis solares fotovoltáicos
Estudantes: Isadora Scopel Crocoli