PROTESTO

Profissionais da Educação Infantil farão paralisação em Caxias do Sul na segunda-feira (5)

Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento de seis mil crianças

Imagem ilustrativa. Foto: EEI Nona Égida / Divulgação
Imagem ilustrativa. Foto: EEI Nona Égida / Divulgação

Uma mobilização dos profissionais da Educação Infantil da Gestão Compartilhada em Caxias do Sul irá suspender os atendimentos nas instituições, na próxima segunda-feira (5). A informação foi postada pelo Senalba em uma rede social na quinta-feira (1). São 50 escolas abrangidas, com seis mil crianças e 800 profissionais.

O presidente do grupo, Claiton Melo, informa que a mobilização irá ocorrer em frente a Secretaria Municipal de Educação (Smed) das 8h às 11h, e depois segue em caminhada até a Praça Dante Alighieri.

Reivindicações

A publicação relata que o ato é um reflexo das condições precárias de trabalho enfrentadas há anos pela categoria. Falta de profissionais, materiais pedagógicos e produtos de limpeza são algumas das pautas. Ventilação adequada, estufas para o frio rigoroso e cadeiras apropriadas para o trabalho administrativo também fazem parte da reinvindicação.

Melo relata que desde o início do ano aumentou a quantidade de crianças atendidas, mas que infelizmente as contratações não acompanham a mesma velocidade. Além disso, ele pontua que isso ocorre há anos.

“O problema não é de agora com essa secretária atual, mas dos últimos cinco anos que não tiveram avanços. É um adoecimento da categoria. Estamos buscando melhores condições de trabalho justamente para atender melhor as crianças”.

Por fim, o presidente relata que o índice inflacionário ofertado aos trabalhadores, que de acordo com ele, já recebem uma salário baixo, é abaixo quando comparado com o recebido pelos servidores concursados quando analisados os últimos anos.