
Maria Laura Brito Ortis é a primeira aluna indígena a conquistar o título de mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O fato é um marco para a instituição que teve “Educação indígena Kaingang: mediações, histórias e memórias” como tema da dissertação defendida por ela, e desenvolvida na aldeia Kógunh Mág, situada em Canela.
Orientada pela professora Terciane Ângela Luchese, a dissertação de Maria Laura foi estruturada em quatro capítulos, nos quais ela refletiu sobre sua vivência indígena, a história do povo Kaingang no Rio Grande do Sul, a educação indígena não-escolar e as memórias e experiências dos moradores da aldeia em Canela. A pesquisa pode ser acessada aqui.
Natural da etnia Tariana, de Iauaretê, na fronteira do Amazonas com a Colômbia, Maria Laura compartilhou em sua dissertação o entendimento de que a educação indígena deve ser tratada como uma questão prioritária no Brasil.
“Uma existência que não pode ser apagada e precisa ser respeitada a sua própria forma de pensar e viver a cultura que está ancorada na ancestralidade. É necessário refletir sobre como inserir as políticas públicas voltadas à educação indígena em sala de aula, focadas na interdisciplinaridade”, destaca ela.
Atualmente, a terra indígena Konhún Mág, onde Maria Laura realiza seu trabalho de orientação educacional, abriga 17 famílias, número que pode variar devido à grande mobilidade da etnia Kaingang em relação ao território. A tribo busca que a área em Canela seja oficialmente reconhecida como terra indígena.
Maria Laura, que exerce a função de orientadora educacional em Gramado, é a segunda indígena a concluir o mestrado na UCS. A primeira foi Luciana de Souza Vitório, que concluiu o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade em 2014.