O desembargador Eduardo Delgado cassou a liminar que suspendia o início do ano letivo no Rio Grande do Sul. Assim, o governo do Estado poderá encaminhar a retomada das aulas, o que deverá ocorrer na quinta-feira (13), em função da organização de logística.
Mais cedo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se pronunciou sobre a suspensão das aulas no Estado devido à forte onda de calor.
“A gente compreende e acata as questões relacionadas à onda de calor, mas estamos insistindo com o Poder Judiciário para que possamos voltar na quinta-feira. Não é sobre um ou dois dias letivos, é sobre o compromisso com a educação”, afirmou Leite, em entrevista à TV Assembleia.
Suspensão
A decisão da desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), é de que os estudantes só retornem para as salas de aulas no dia 17 de fevereiro. A liminar – derrubada nesta terça-feira (11) – havia atendido ao pedido do Cpers e reconheceu a situação de calor extremo que assola o RS com máximas de até 40ºC nos dois primeiros dias da semana, em especial.