OPORTUNIDADE

Instituto Federal do RS abre inscrições para mais de 400 cursos gratuitos

Idiomas, informática, gestão, educação, saúde e outras áreas do conhecimento são contempladas. Para se inscrever, basta ter conta de e-mail e CPF; As cargas horárias dos cursos variam de 20 a 200 horas

Instituto Federal do RS abre inscrições para mais de 400 cursos gratuitos Instituto Federal do RS abre inscrições para mais de 400 cursos gratuitos Instituto Federal do RS abre inscrições para mais de 400 cursos gratuitos Instituto Federal do RS abre inscrições para mais de 400 cursos gratuitos
Foto: Felipe David / Divulgação
Foto: Felipe David / Divulgação

As novas turmas de cursos online de curta duração oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão com inscrições abertas. São 470 opções, todas gratuitas, em diferentes áreas do conhecimento. Os conteúdos propostos apoiam desde a formação inicial até a evolução profissional contínua, com cargas horárias que vão de 20 a 200 horas. 

Os cursos são de diversas áreas, como: Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Educação a Distância; Gestão e Negócios; Idiomas, Língua e Literatura; Informática; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade. Eles estão disponíveis em duas plataformas digitais: Moodle IFRS e Aprenda Mais (iniciativa do Ministério da Educação coordenada pelo IFRS).

Inscrições

Qualquer interessado pode se inscrever diretamente no ambiente virtual, no qual também são disponibilizadas as aulas. É preciso ter CPF e conta de e-mail próprios. O aluno pode organizar os seus horários de estudo e para as turmas deste segundo semestre (2025 B), a conclusão deve ser até janeiro de 2026. Ao término, se aprovado, o estudante pode emitir o seu certificado de conclusão até o prazo de 31 de janeiro de 2026.

Em relação ao primeiro semestre, há sete novas opções no Moodle IFRS: 

Área de Gestão e Negócios

  • Assistente de Tesouraria (200 horas);

Área de Informática

  • Apresentações Google (40 horas); 
  • Documentos Google: editor de textos (50 horas); 
  • Google Drive (20 horas); 
  • Node.js: Introdução ao Desenvolvimento de APIs Modernas (40 horas); 
  • Planilhas Google: Planilha Eletrônica (60 horas); 
  • React Native: Criação de Aplicativos Móveis Modernos (40 horas); e 
  • React: Construindo Single Page Applications Dinâmicas e Interativas (40 horas).
Matrículas chegam a 10 milhões 

IFRS: Cursos Online e Acesso à Educação

Os cursos online abertos do IFRS ultrapassaram 10 milhões de matrículas  no acumulado de 2017 (quando passaram a ser oferecidos) até junho deste ano. Para a coordenadora da Educação a Distância do IFRS, Júlia Marques Carvalho da Silva, os MOOCs são uma possibilidade de ampliar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade. “Esse marco representa não apenas um número simbólico, mas o reconhecimento da potência que a Rede Federal tem quando articula conhecimento, tecnologia e compromisso social. Nosso trabalho é coletivo e envolve professores, designers educacionais, técnicos e colaboradores que acreditam na transformação social pela educação”, afirma.

Além de ofertar cursos próprios, o IFRS atua no apoio a outras instituições da Rede Federal que buscam desenvolver e publicar cursos na Plataforma Aprenda Mais. O trabalho inclui formação, orientação técnica e validação pedagógica, garantindo a qualidade dos materiais disponibilizados.

Acesse os cursos online do IFRS nos seguintes endereços: