CRECHE

Inscrições para a etapa creche do ano letivo de 2026 já estão abertas em Bento Gonçalves

Cadastro pode ser feito até 31 de outubro; pré-escola e ensino fundamental terão período próprio a partir de novembro

Inscrições para a etapa creche do ano letivo de 2026 já estão abertas em Bento Gonçalves
Inscrições para a etapa creche do ano letivo de 2026 já estão abertas em Bento Gonçalves | Foto: Angelo Miguel/MEC

Começou nesta segunda-feira (20) o período de inscrições para o ano letivo de 2026 da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves, referente à etapa Creche. As famílias têm até o dia 31 de outubro, às 23h59min59s, para realizar o cadastro on-line.

A Secretaria Municipal de Educação abrirá as inscrições para a Pré-Escola e o Ensino Fundamental no dia 5 de novembro, às 7h30. O prazo seguirá aberto até 19 de novembro, às 23h59min59s.

Os responsáveis deverão realizar todo o processo de forma digital, por meio do link aqui. No ato da inscrição, será obrigatório anexar os documentos exigidos no edital e respeitar o zoneamento escolar.

Como se inscrever

Ao acessar o site, o responsável deve preencher os dados pessoais e do aluno, incluindo o CPF e as informações de endereço, que determinam automaticamente a escola correspondente à área de residência. Após a finalização do cadastro, o sistema gera um protocolo com data, horário e número da inscrição.

Documentos necessários

Para a etapa Creche, é obrigatório apresentar:

  • Certidão de nascimento ou RG do aluno;
  • Comprovante de residência em nome de um dos responsáveis (conta de água, luz, condomínio, carnê do IPTU, contrato de locação com firma reconhecida ou, em áreas rurais, ITR e comprovante de endereço).

O responsável deve informar o CPF, a data de nascimento e o telefone de contato, além de fornecer os dados completos dos pais ou responsáveis legais. Também precisa indicar se o aluno possui deficiência.

Comprovantes de renda

Serão aceitos:

  • Contracheque recente (até três meses);
  • Declaração da empresa com cargo, horário e salário;
  • Documentos de MEI ou pró-labore, com CNPJ e declarações fiscais;
  • Declaração de Imposto de Renda ou comprovante de isenção emitido pelo site do Governo Federal;
  • Para agricultores, extrato da empresa onde entregam a produção e declaração de IR ou comprovante de isenção.

Nos casos de responsáveis separados, é preciso apresentar comprovantes de renda de ambos ou documentação relacionada à guarda e pensão alimentícia.

As famílias devem ficar atentas aos prazos e garantir que toda a documentação esteja anexada corretamente para a validação da inscrição.