ESCOLA DO AMANHÃ

Inscrições para curso gratuito de robótica encerram na quinta-feira (22) em Caxias do Sul

O curso oferecido pela Escola do Amanhã é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração de 120 horas, que será ministrado no Instituto SENAI Mecatrônica

Fotos: Divulgação/ SIMECS
Fotos: Divulgação/ SIMECS

A Escola do Amanhã, iniciativa gratuita liderada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, está com inscrições abertas para estudantes da rede municipal com idades entre 14 e 16 anos. O curso oferecido é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração de 120 horas, que será ministrado no Instituto SENAI Mecatrônica, em Caxias do Sul (RS), no contraturno escolar.

Contemplando 15 turmas ao longo do ano, a formação busca aproximar os jovens do universo da tecnologia e da inovação, proporcionando aprendizado prático e preparando-os para futuras oportunidades no setor industrial. As aulas iniciam no dia 28 de abril, com o compromisso renovado de preparar jovens talentos para o futuro da indústria. Interessados devem preencher formulário on-line. As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento das vagas e encerram em 24 de abril.

A metodologia inclui conteúdos práticos, visitas técnicas a indústrias e o desenvolvimento de projetos aplicados ao dia a dia do setor produtivo, onde os alunos participantes desenvolvem habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

Expansão do Programa em 2025

Em 2025, o programa ampliará significativamente sua abrangência. Além de Caxias do Sul, passam a integrar a iniciativa as cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Pinto Bandeira, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis e Vila Flores. A expectativa é formar cerca de 140 professores e impactar diretamente 1,5 mil alunos dos últimos anos do ensino fundamental e ensino médio da rede pública estadual.

De acordo com Ubiratã Rezler, presidente do Simecs, com base nos resultados expressivos de 2024, a nova fase da Escola do Amanhã fortalece a conexão entre escola e indústria, preparando novas gerações para transformar o cenário produtivo da Serra Gaúcha.

“Estamos investindo em conhecimento, inovação e oportunidades reais para os jovens. Essa ampliação é reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento da região e com a formação de profissionais preparados para os desafios da indústria”, afirma Rezler.