OPORTUNIDADE

IFRS abre inscrições para programa que capacita jovens em empreendedorismo

A formação inclui conteúdos sobre marketing digital, gestão financeira, inovação, tecnologia e inteligência artificial, além de promover liderança, comunicação e resiliência.

Campi de Caxias do Sul - Foto: IFRS / Divulgação
Campi de Caxias do Sul - Foto: IFRS / Divulgação

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para o Programa Pé no Futuro. A iniciativa é voltada à formação técnica e ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras para jovens de até 24 anos que já concluíram o ensino médio e ainda não ingressaram no ensino superior. As inscrições seguem até o dia 6 de novembro de 2025 e podem ser realizadas pelo site ifrs.edu.br.

O programa é gratuito e busca capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo ferramentas para que possam criar e gerenciar seus próprios negócios.

A formação inclui conteúdos sobre marketing digital, gestão financeira, inovação, tecnologia e inteligência artificial, além de promover liderança, comunicação e resiliência.

As aulas são presenciais e começam no dia 17 de novembro, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h. O Pé no Futuro será dividido em três fases: a primeira terá duração de três meses, com 160 horas de formação e auxílio mensal de R$ 600 aos participantes; ao fim da etapa, cinco projetos de negócio serão selecionados para seguir à Fase II, que prevê seis meses de mentoria e prêmio financeiro para a implementação das ideias; a terceira fase será de acompanhamento dos empreendimentos, sem repasse de auxílio financeiro.

O IFRS disponibiliza 100 vagas distribuídas entre os campi Erechim (30 vagas), Farroupilha (20 vagas), Restinga (30 vagas) e Rio Grande (20 vagas). Podem se inscrever egressos de escolas públicos com cadastro no CadÚnico, sendo que 50% das vagas são preferencialmente destinadas a beneficiários do Programa Pé-de-meia do Governo Federal.

Parceria e Iniciativa do Programa Pé no Futuro

O Programa Pé no Futuro é uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.