A Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal da Região Nordeste do RS reuniu os integrantes na última semana para organizar a divulgação das ações em prol da instalação da universidade federal em Caxias do Sul. Entre as atividades, estão a visita ao Ministério da Educação para conversar sobre a universidade federal em Caxias do Sul, e a reunião pública para tratar do tema em 22 de agosto, na Câmara de Vereadores da cidade.
Segundo a presidente da Frente, a vereadora Rose Frigeri (PT), que estará representando o Estado em agenda em Brasília no dia 13, a ideia é fazer um convite para que representantes do Ministério da Educação venham para o Município conhecer espaço, estrutura e necessidades.
Além disso, o grupo também espera que o Conselho Universitário da UFRGS, que deve aprovar os cursos para o Campus, também aprove cursos de extensão para início ainda neste ano, já que estes são menos burocráticos e permitem início imediato, ou seja, juntamente com a abertura da Universidade.
Rose ainda destaca que a reunião pública que será realizada às 19h do dia 22 de agosto, uma sexta-feira, no Plenário da Câmara Municipal, vai reunir representantes do poder público, empresários, estudantes, entidades e lideranças da comunidade regional. E que o evento é aberto ao público e vai contar com a presença da reitora da UFRGS, Márcia Barbosa.
Avanços e Próximos Passos
Conforme a parlamentar, o objetivo da reunião é debater com a comunidade e demais presentes os avanços e os próximos passos para viabilizar a instalação da instituição, considerada estratégica para ampliar o acesso ao ensino superior público e qualificado no Nordeste do Estado. A pauta também deve abordar questões como áreas prioritárias de formação, próximos passos e articulações necessárias para a concretização do projeto.
“A expectativa é que a reitora vá dar todo um panorama do diagnóstico que foi feito aqui pela equipe da UFRGS na região para ver quais as prioridades de curso, além de ouvir os movimentos sociais, estudantes, empresariado. Ela designou uma comissão com professores de primeiro escalão da UFRGS para fazer esse levantamento e será feito esse debate”, ressalta.
A realização da reunião pública para tratar da implantação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na região conta com o apoio do Parlamento Regional da Serra Gaúcha e do Fórum de Entidades, Movimentos e Pastorais Sociais – Pro UFRGS na Serra.