REPRESENTATIVIDADE

Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal será reinstalada em Caxias do Sul

Em junho de 2024, o Governo Federal anunciou um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na cidade

Campus 8 é avaliado como local para sediar uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Campus 8 é avaliado como local para sediar uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Foto: Adroaldo de Souza Pinto/divulgação

A reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul foi aprovada na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O requerimento nº 4/2025 é de autoria da vereadora Rose Frigeri (PT) e foi aceito pela unanimidade dos vereadores, na última semana. O objetivo do grupo é dialogar e mobilizar a comunidade local e regional, unindo esforços em prol da continuidade da luta.

Requerimento

O requerimento destaca que, no Rio Grande do Sul, há apenas seis universidades federais, das quais uma foi estabelecida na década de 1930, quatro na década de 1960 e uma na década de 2010. As instituições abrangem a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Zona Sul, a Campanha e o Centro do estado. Em junho de 2024, o Governo Federal anunciou um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Caxias do Sul.

Região

Conforme o documento, a região Nordeste atualmente é constituída por 48 municípios, com 1.257.907 habitantes, correspondendo a 11,1% da população total do Estado. É estimado que estão em idade de ingresso no Ensino Superior em torno de 68 mil jovens. Caxias do Sul, conforme o ofício, é a principal cidade da região, tendo o segundo maior PIB do Estado, com R$ 26 bilhões, 5,5% do total estadual.

Representatividade

O grupo parlamentar foi instalado em 2023 e 2024, para discussão do tema e realização de ações para a implementação da instituição de ensino na cidade. De acordo com a vereadora, a luta existe há anos e vai continuar até que o projeto esteja estabelecido.