EVENTO

Festival premia oito escolas municipais de Caxias do Sul por vídeos sobre segurança na internet

Evento reconheceu criatividade e conscientização de estudantes sobre o uso seguro dos meios digitais

(Foto: Elisabete Bianchi/Divulgação)
(Foto: Elisabete Bianchi/Divulgação)

Caxias do Sul - Oito escolas municipais de Caxias do Sul foram premiadas no Festival do M1nuto – Digital Sim, Seguro Sempre: Minha Voz que Protege!, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SMED). O evento reuniu cerca de 300 estudantes na manhã da segunda-feira (13) no UCS Teatro, em uma celebração marcada por torcida, alegria e conscientização.

O festival desafiou alunos da rede municipal a produzirem vídeos curtos sobre segurança digital e prevenção de crimes na internet. Os trabalhos foram inspirados na Semana de Conscientização da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet, realizada anualmente em agosto.

A comissão avaliadora definiu os três vídeos vencedores e mais cinco destaques do júri, com base em critérios como criatividade, originalidade, pertinência ao tema e engajamento.

As escolas receberam troféus que remetem ao formato do Oscar. As três primeiras colocadas também ganharam um dia de lazer no Enxutão, ofertado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

“Foi muito legal fazer o vídeo. Deu bastante trabalho, mas a professora sempre incentivou. Ganhar é uma sensação maravilhosa. E é importante lembrar: tem que usar a internet com orientação dos pais e cuidado com quem está do outro lado da tela”, disse João Victor Marques da Silva, 14 anos, aluno do 8º ano da EMEF José Protázio Soares de Souza, vencedora do primeiro lugar.

A professora Simone Laura Cemin, que orientou a turma, destacou o envolvimento dos alunos.

“Foi desafiador, mas eles se dedicaram muito. Buscaram informações reais e produziram com empenho. O resultado foi emocionante”, afirmou.

O festival é uma iniciativa da SMED, por meio da Assessoria de Tecnologia Educacional e Aprendizagem em Rede (TEAR) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), com o objetivo de estimular o uso consciente da internet e promover a cidadania digital entre os jovens.

A ação contou com o apoio de parceiros como banda O Núcleo, Flow do Bairro – Fluência Casa Hip Hop, Haoday Store, SMEL, Senai, Supermercados Andreazza, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Visate.

Escolas premiadas

Destaques do júri

  • Envolvimento comunitário: EMEF Machado de Assis
  • Arte na edição: EMEEF Helen Keller
  • Mensagem atual: EMEF José de Alencar
  • Sensibilidade: EMEF Luciano Corsetti
  • Criatividade: EMEF Angelo Francisco Guerra

Vencedoras gerais

  • 3º lugar: EMEF Rosário de São Francisco
  • 2º lugar: EMEF Cidade Nova
  • 1º lugar: EMEF José Protázio Soares de Souza