FARROUPILHA
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

Depois de mais de 30 anos, Farroupilha irá entregar à comunidade uma nova escola de ensino fundamental. Durante as comemorações pelo aniversário de 91 anos do município nesta quinta-feira (11), o prefeito Jonas Tomazini (MDB) anunciou o lançamento do edital para início do processo de licitação da obra, estimada em R$ 7,6 milhões. Os recursos são do próprio município.

Localizada no bairro América, a estrutura terá capacidade para receber até 250 estudantes, do 1º ao 9º ano. A estrutura conta com um importante diferencial: o atendimento será em turno integral, com aulas e atividades tanto na parte da manhã, quanto da tarde. No evento em que confirmou a construção, o prefeito reiterou a importância de seguir investindo em uma área em que a cidade já é destaque em todo Brasil.

Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

Tomazini garantiu que a construção da unidade tem como intuito manter a excelência na educação farroupilhense.

“A última escola de ensino fundamental construída totalmente nova pela Prefeitura foi em 1992, a Escola Zelinda Rodolfo Pessin, então estamos há mais de 33 anos sem ter uma nova escola de ensino fundamental aqui no município. Com o aumento da população de lá pra cá em Farroupilha, nós detectamos a necessidade de criar vagas para os estudantes”, afirmou o chefe do Executivo.

Vencido o processo legal de licitação, que inicia no dia 6 de janeiro de 2026, às 8h30, e iniciadas as obras, a conclusão deve ocorrer no início de 2027. O espaço total da escola terá quase 1,5 mil m² e o tempo de conclusão estimado quando os trabalhos de construção iniciarem é entre 15 a 18 meses.

Projeto da escola no bairro América (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)