A partir de 2026, todas as 515 escolas de Tempo Integral do Rio Grande do Sul vão oferecer cursos de Educação Profissional integrados à grade curricular. A iniciativa inclui toda rede de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), com 296 escolas, além de 219 escolas de Ensino Fundamental de tempo integral. A proposta é ampliar as oportunidades de formação para mais de 40 mil estudantes, alinhando a qualificação técnica às demandas do mercado de trabalho.
A rede de ensino integral passou por uma expansão nos últimos anos. Em 2019, existiam apenas 18 escolas com EMTI no estado. Esse número saltou para 111 em 2023, chegou a 206 em 2024 e alcançará 515 unidades em 2025. A integração seguirá o projeto pedagógico de cada curso, permitindo que o estudante conclua o Ensino Médio com uma certificação técnica na área escolhida.
Entre os cursos que começam a ser ofertados estão: Eventos, Produção de Moda, Planejamento e Controle de Produção, Marketing, Administração, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet, Agroindústria, Desenvolvimento de Sistemas, Meio Ambiente, Agronegócio, Automação Industrial, Eletroeletrônica e Química.
De acordo com a Superintendência de Educação Profissional (Suepro), a medida fortalece o protagonismo juvenil e reduz a evasão escolar. “As chances de sucesso no mundo do trabalho se multiplicam. Os alunos desenvolvem conhecimentos técnicos e saem mais qualificados, tendendo a receber salários maiores em relação aos seus pares que só cursaram Ensino Médio”, destaca a superintendente-adjunta da Suepro, Raquel Padilha.