APROVAÇÃO

Escolas de Farroupilha e Garibaldi se destacam entre as melhores do Enem 2024 no RS

Entre as 50 instituições com melhores notas que não realizam processo seletivo, 12 são gaúchas, incluindo a Escola Dante Grossi, de Garibaldi, e a Escola São Pio X, de Farroupilha.

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção na inscrição do Enem
Foto: EBC/ Divulgação

O Rio Grande do Sul liderou o ranking nacional de escolas estaduais de acesso universal no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Entre as 50 instituições com melhores notas que não realizam processo seletivo, 12 são gaúchas, incluindo a Escola Dante Grossi, de Garibaldi, e a Escola São Pio X, de Farroupilha.

O destaque da lista foi a Escola Estadual Guilherme Exner, de Presidente Lucena, que atingiu 632,8 pontos de média, a maior entre todas as escolas públicas do país sem seleção de alunos. Entre as instituições estaduais que aplicam processo seletivo, o Colégio Tiradentes de Ijuí ficou em primeiro lugar nacionalmente.

A participação dos estudantes gaúchos no Enem 2024 registrou um crescimento recorde. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 70.429 alunos de escolas públicas concluíram o Ensino Médio e se inscreveram para a prova, cerca de 89% do total de concluintes. O número quase triplicou em relação a 2023, quando 26 mil estudantes se inscreveram.

Mesmo com o aumento expressivo de participantes, a Rede Estadual do RS alcançou a segunda maior média de desempenho entre as escolas estaduais do país. Para incentivar a participação, a Secretaria da Educação (Seduc) lançou a campanha “Vamo pra Cima”, que incluiu caravanas por todas as 30 Coordenadorias Regionais de Educação, materiais didáticos, aulões online com professores youtubers renomados e distribuição de kits de alimentação e auxílio-transporte nos dias de prova.