Foto: PMBG/Divulgação
Foto: PMBG/Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (3) o decreto que oficializa a denominação da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Universitário. A instituição está localizada no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Bento Gonçalves. O espaço atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

A medida integra a reorganização da Secretaria Municipal de Educação (SMED), que busca qualificar o atendimento e aprimorar a gestão das escolas municipais. Com a nova denominação, os anos iniciais permanecem na EMTI São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz. Já os anos finais passam a ser ofertados na EMTI Universitário. O zoneamento das famílias segue inalterado.

Reorganização

A secretária de Educação, Andreza Peruzzo, explica que a separação das unidades torna o trabalho pedagógico mais direcionado e a gestão mais eficiente.

“As equipes poderão planejar ações de acordo com as necessidades de cada faixa etária, fortalecendo o acompanhamento das aprendizagens, o diálogo com as famílias e a identidade de cada escola”, destacou.

Ela reforçou que a reorganização representa “um movimento de cuidado e compromisso com uma educação de excelência, baseada na acolhida e no desenvolvimento integral dos estudantes”.

Desde 2022, os alunos dos anos finais da EMTI São Roque utilizam os espaços da UCS. A parceria inédita é voltada ao fortalecimento da educação municipal. Atualmente, cerca de 300 estudantes frequentam o local, aproveitando a estrutura universitária e um ambiente que estimula o aprendizado integral.