ACESSIBILIDADE

Escola de Bento Gonçalves cria biblioteca virtual acessível com histórias em Libras e audiodescrição

Projeto da EMEFE Caminhos do Aprender promove inclusão e amplia o acesso à literatura infantojuvenil para pessoas surdas e cegas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde abril, a EMEFE Caminhos do Aprender, em Bento Gonçalves, tem ampliado o acesso à literatura infantojuvenil por meio de uma biblioteca virtual acessível. A iniciativa oferece vídeos de contação de histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e com audiodescrição, voltados à comunidade surda e cega do município.

A proposta busca romper barreiras na comunicação e promover igualdade de condições no ensino, tornando os conteúdos literários mais inclusivos. As histórias escolhidas fazem parte do acervo da biblioteca da escola e incluem clássicos da literatura universal, como Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, além de obras de autores brasileiros renomados, como Pedro Bandeira.

Além de atender os próprios alunos, o projeto visa alcançar profissionais da educação, instituições e o público em geral. A diretora da escola, Gisele Picolli, destaca a importância da iniciativa:

“É difícil encontrar materiais literários em Libras. Queremos construir um acervo acessível e, ao mesmo tempo, sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão”.

Os vídeos estão sendo publicados no canal oficial da escola no YouTube (link aqui), que já conta com mais de 40 histórias. A produção dos conteúdos é feita por uma equipe formada pelos intérpretes Leonardo Flamia e Ironi Regina, a professora Elisa Ariotti e a própria diretora.

Reconhecimento e Impacto do Projeto

O trabalho também tem proporcionado reconhecimento a estudantes da escola. Um dos exemplos é o aluno Pedro Henrique Mazurkevicz, que conquistou a Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBM LIBRAS), reforçando o impacto positivo do projeto na aprendizagem e na representatividade.

LEIA TAMBÉM: Três alunos de Bento Gonçalves recebem medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática