CULTURA

Com ação em Caxias do Sul, Dia Mundial do Livro é celebrado nesta quarta-feira (23)

Em Caxias do Sul, inicia a Campanha Troca-Troca de Livros do Sesc/RS e a segunda edição do Festival do Leitor Quindim

Foto: Sesc/Divulgação
Foto: Sesc/Divulgação

No Dia Mundial do Livro, celebrado nesta quarta-feira (23), o Sesc/RS inicia a Campanha Troca-Troca de Livros em dez bibliotecas físicas e itinerantes ao redor do Rio Grande do Sul. O objetivo da ação é incentivar e estimular a leitura, o conhecimento e a economia circular entre todos os públicos, além de valorizar o trabalho das Unidades na manutenção e dos acervos literários.

Durante o período da campanha, que vai até 14 de maio, qualquer pessoa poderá levar um livro em boas condições para trocar por outro disponível na biblioteca.

“Essa é mais uma ação que demonstra o compromisso do Sesc com a difusão da literatura e o compartilhamento de histórias, ampliando o repertório literário das comunidades e chamando a atenção para o trabalho incrível que é realizado pelas nossas bibliotecas”, afirma Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS. 

Participam da ação unidades em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Gravataí, Montenegro, Uruguaiana e Venâncio Aires. Só será possível realizar a troca de livros de literatura por outros livros de literatura, não sendo aceitos livros didáticos. A campanha é válida conforme o estoque disponível para troca em cada biblioteca, e mais informações podem ser obtidas por telefone diretamente com as Unidades. 

Festival do Leitor Quindim

Também tem início nesta quarta-feira, a segunda edição do Festival do Leitor Quindim que segue até 4 de maio, no Shopping Villagio Caxias.

Com o tema “O encontro nos faz existir”, a iniciativa de entrada gratuita trará mais de 60 artistas, entre escritores, ilustradores, contadores de histórias, músicos, atores e educadores, vindos de diferentes estados do Brasil, para as atividades voltadas à todas as idades e públicos, com vista na formação de leitores.

Nesta edição, serão homenageados três nomes fundamentais da literatura brasileira: Ziraldo, Marina Colasanti e José Clemente Pozenato.

Foto: Divulgação ILQ