Algumas escolas de educação infantil podem estar sofrendo com a falta de alimentos perecíveis em Caxias do Sul. Embora o fornecimento de lanches, como frutas, seja mantido, a distribuição de alimentos para a preparação do almoço e da pré-janta tem sido comprometida, afetando principalmente as crianças de famílias mais humildes das escolas de educação infantil do Município. Uma denúncia encaminhada à reportagem do Portal Leouve retratou a situação de uma escolinha da Zona Oeste da cidade.
O fato foi comunicado por uma mãe de uma criança usuária da rede que, ao levar a filha à escola, recebeu o comunicado sobre a falta de perecíveis devido a entrega que não vem sendo feita por conta da paralisação dos servidores municipais.
Segundo relata a mãe, que preferiu não se identificar, a professora, diante da ausência dos alimentos, teve que tirar do próprio bolso valores para comprar os ingredientes necessários para alimentar as crianças. A situação, apesar de temporária, gerou um clima de incerteza nas escolas e reforçou a necessidade urgente de que as partes envolvidas encontrem uma solução para restabelecer a entrega de alimentos e minimizar os impactos na vida dos alunos.
Impacto da Paralisação na Distribuição de Alimentos
Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, foi comunicado que a situação “é uma consequência da paralisação”. No entanto, a equipe não comunicou que medida o poder público irá tomar para não prejudicar a população, ou, até mesmo, se há possibilidade de uma logística alternativa que garanta o fornecimento adequado.