As inscrições para mais uma edição do curso on-line de extensão “Iniciando Uma Carreira nos eSports” estão abertas até o dia 19 de abril. Em sua quarta edição consecutiva e prestes a encerrar sua sexta turma, o curso, promovido pela Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul, tem como propósito oferecer uma visão abrangente do atual cenário cultural dos eSports.
Isso inclui sua evolução no mercado, estratégias de marketing para engajamento de fãs, tendências e oportunidades de negócio. As aulas terão início em 25 de abril e seguirão até 30 de maio. As inscrições podem ser realizadas através deste link.
O curso Iniciando Uma Carreira nos eSports é direcionado a acadêmicos, empresários e profissionais de criação digital, jogos digitais, design, tecnologia, gestão, marketing e publicidade e para fãs, entusiastas ou aspirantes dessa área. “Para participar não é necessário conhecimento prévio no mundo dos eSports”, adianta o professor Rodrigo Selback. Ele destaca que os eSports tiveram um crescimento sem precedentes nos últimos anos, tornando-se uma indústria multibilionária, e que esse crescimento tem demandado profissionais qualificados que possam contribuir para o setor.
“A formação em eSports no Brasil ainda não é popular, o que torna o curso da UCS pioneiro neste segmento. Ele atende a essa necessidade oferecendo uma preparação específica e direcionada para aqueles que desejam ingressar nesse campo em rápida expansão”, considera Selback.
Antes considerados como simples passatempos de nicho, os eSports agora são amplamente reconhecidos como uma forma legítima de entretenimento e competição. Mas suas aplicações estão se expandindo rapidamente em várias áreas, como publicidade e marketing, por exemplo. “Os eSports também desenvolvem habilidades valiosas, como trabalho em equipe, comunicação, tomada de decisões sob pressão e resolução de problemas. Essas habilidades são transferíveis para muitos outros campos, tornando os eSports uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional”, observa o professor.
O curso com carga horária de 12 horas contempla o seguinte programa:
– Conceito de eSports: indústria e mercado dos games
– Cultura e principais jogos de eSports
– Indústria e mercado de jogos digitais
– Possibilidades profissionais em eSports
– De amador a profissional: gamer ou atleta
– Principais campeonatos e ligas de eSports no Brasil e no mundo
– Revolução mobile
– Publicidade e propaganda
– Jogos e NFTs
– História e evolução dos eSports
– Principais jogos e gêneros populares
– Inovações na indústria de eSports
– Criação de conteúdo e streaming
– Público, comunidade e cultura dos eSports
– Ética e fair play em eSports