INÍCIO DOS TRABALHOS

Consórcio que construirá 31 novas escolas entrega estudo preliminar ao prefeito de Caxias do Sul

Com a construção das 31 novas escolas, estão previstas mais de 7 mil vagas na educação infantil do município

O Consórcio Jope ISB entregou o estudo preliminar de arquitetura das escola. Foto: Ícaro Campos/Divulgação.
o Consórcio Jope ISB entregou o estudo preliminar de arquitetura das escola. Foto: Ícaro Campos/Divulgação.

O Consórcio Jope ISB, de Belo Horizonte, entregou ao Prefeito Adiló Didimênico o estudo preliminar de arquitetura das escolas. A iniciativa foi vencedora do leilão da PPP da Educação Infantil para a construção de 31 novas escolas no município. O encontro ocorreu nesta terça-feira (05), no gabinete do prefeito.

Na ocasião, Adiló ressaltou a importância em dar celeridade à PPP da Educação para acabar com a fila de vagas nas escolas.

“Temos que fazer um esforço em conjunto para dar agilidade à construção dessas escolinhas, por que temos uma fila de espera e muitas vagas judicializadas. A PPP da Educação vai ajudar a virar essa página. Vamos ter suficiência de vagas pela primeira vez na história da cidade e fazer justiça social com aqueles mais carentes que não conseguem vagas por causa da judicialização. Tenho certeza que Caxias vai ser um case de sucesso muito importante”, pontua.

Novas Escolas e Vagas na Educação Infantil

Com a construção das 31 novas escolas, estão previstas mais de 7 mil vagas na educação infantil do município, visando zerar a histórica fila de espera em creches e pré-escolas da cidade.

O CEO do Consórcio Jope ISB, Ruz Gonzales, agradeceu a receptividade e parabenizou o Prefeito pela iniciativa.

“Esse é um projeto muito importante para nós e nosso compromisso é fazer dar certo 1000%. Agora a pouco fizemos nossa primeira reunião de alinhamento dos trabalhos aqui em Caxias e foi muito produtiva. Aliás, quero parabenizar o Prefeito pela iniciativa. Caxias vai ser a primeira cidade do sul do país a ter essa concessão. Tenho a certeza que vai ser um sucesso”, colocou.

O edital do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) prevê um investimento na ordem de R$ 570 milhões ao longo de 25 anos de concessão, sendo R$ 300 milhões de investimentos realizados nos primeiros três anos de contrato para a construção das escolinhas.

Próximos Passos do Projeto

Conforme o titular da secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégica, Marcus Caberlon, agora vai ser criada uma comissão formada por membros da SEPLAN, SMED, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Secretaria do Urbanismo e Samae para analisar e validar os projeto inicial para dar andamento ao projeto executivo e após oficializar a ordem de início das construções.

Representantes do Consórcio Jope ISB e da administração municipal se reuniram nesta terça (05) no Gabinete do Prefeito, em Caxias do Sul. Foto: Ícaro de Campos/Divulgação.

Ainda participaram do encontro João Mário Martins, Thais Caroline Borges e Bruno Siqueira, também representantes do Consórcio Jope ISB. Além deles,  o Vice-Prefeito Edson Néspolo, a secretária da Educação (SMED), Marta Fatori, o secretário adjunto da SEPLAN, Antônio Feldmann, e a titular de gestão de projetos de concessão e PPPs da SEPLAN, Jéssica Marchioretto.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul