NO RADAR

Comitiva da UFRGS realiza visita técnica no prédio do antigo CESF em Farroupilha

Avaliação nesta quinta (11) visa analisar a viabilidade da estrutura para possível uso acadêmico

FARROUPILHA
Prédio está localizado na área central do município (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Uma comitiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estará em Farroupilha nesta quinta-feira (11), para avaliar a estrutura do antigo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF). O encontro ocorre por volta das 9h45.

A indicação da estrutura para a Universidade Federal na Serra Gaúcha partiu do vereador Juliano Baumgarten (PSB). Uma visita técnica, com o intuito de analisar a viabilidade da estrutura para possível uso acadêmico, já estava programada para acontecer no dia 4 de setembro, mas na ocasião as condições climáticas impediram a avaliação.

A comitiva terá cerca de 17 pessoas, sendo liderada pelo Superintendente de Infraestrutura da UFRGS, Fabio Bortoli. O vice-presidente Administrativo e Financeiro da Rede Cenecista Nacional, Césio Verona, também deve se fazer presente.

Indicação para uma visita técnica partiu do vereador Juliano Baumgarten (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Indefinição sobre o local de instalação da UFRGS na Serra

O local em que a UFRGS enfim será instalada na Serra Gaúcha ainda é incerto. Primeiro, o antigo Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) era o favorito. Depois, o vereador caxiense propôs que parte da estrutura do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza seja utilizado como sede temporária do futuro campus da UFRGS.

Os primeiros cursos a serem ofertados até o momento são: Administração, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Materiais e Manufatura, Ciência de Dados e Pedagogia. A expectativa é que em 2026 as atividades sejam iniciadas, no local ainda a ser definido.