NO RADAR

Comitiva da UFRGS realiza visita técnica no prédio do antigo CESF em Farroupilha

Avaliação nesta quinta (11) visa analisar a viabilidade da estrutura para possível uso acadêmico

FARROUPILHA
Prédio está localizado na área central do município (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Uma comitiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estará em Farroupilha nesta quinta-feira (11), para avaliar a estrutura do antigo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF). O encontro ocorre por volta das 9h45.

A indicação da estrutura para a Universidade Federal na Serra Gaúcha partiu do vereador Juliano Baumgarten (PSB). Uma visita técnica, com o intuito de analisar a viabilidade da estrutura para possível uso acadêmico, já estava programada para acontecer no dia 4 de setembro, mas na ocasião as condições climáticas impediram a avaliação.

A comitiva terá cerca de 17 pessoas, sendo liderada pelo Superintendente de Infraestrutura da UFRGS, Fabio Bortoli. O vice-presidente Administrativo e Financeiro da Rede Cenecista Nacional, Césio Verona, também deve se fazer presente.

Indicação para uma visita técnica partiu do vereador Juliano Baumgarten (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Indefinição sobre o local de instalação da UFRGS na Serra

O local em que a UFRGS enfim será instalada na Serra Gaúcha ainda é incerto. Primeiro, o antigo Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) era o favorito. Depois, o vereador caxiense Lucas Caregnato (PT) propôs que parte da estrutura do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza seja utilizado como sede temporária do futuro campus da UFRGS.

Os primeiros cursos a serem ofertados até o momento são: Administração, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Materiais e Manufatura, Ciência de Dados e Pedagogia. A expectativa é que em 2026 as atividades sejam iniciadas, no local ainda a ser definido.