EDUCAÇÃO

Caxias do Sul busca apoio do Estado por demanda de vagas escolares

Reunião na Secretaria Estadual da Educação (SEDUC) discutiu uso de salas estaduais e recursos humanos; Caxias tem 2 mil estudantes imigrantes na rede municipal

Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação
Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e a secretária municipal da Educação, Marta Fattori, se reuniram nesta quarta-feira (10) com a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, em Porto Alegre.

O encontro, solicitado pelo Executivo municipal, discutiu estratégias para ampliar a oferta de vagas no ensino fundamental diante da crescente demanda, especialmente impulsionada pelo alto número de alunos imigrantes. Atualmente, há cerca de 2 mil matriculados na rede municipal.

Durante a reunião, a secretária estadual destacou a disposição do Estado em colaborar com recursos humanos e no aproveitamento de salas disponíveis em escolas estaduais. O prefeito Adiló enfatizou a necessidade de uma construção coletiva para garantir vagas para todas as crianças, incluindo imigrantes e migrantes que chegam à cidade.

A secretária estadual Raquel Teixeira concordou, afirmando que “a única forma de atender bem a população é com um trabalho colaborativo, planejado e intencional”. Participaram também a titular da 4ª CRE, Cristina Fabris, e técnicas da SEDUC.