INOVAÇÃO

Arroio do Sal inova e leva realidade virtual para educação especial da rede pública

Município do Litoral Norte é o primeiro a adotar plataforma exclusiva para alunos neurodivergentes

Foto: Thayson Machado
Foto: Thayson Machado

Professores incluídos na rede de Atendimento de Educação Especial, de Arroio do Sal, receberam doze óculos de realidade virtual. A entrega simbólica ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), na Câmara de Vereadores, e marcou o início da utilização da plataforma Vortex VR nas escolas municipais.

Os equipamentos foram distribuídos para cinco escolas de ensino fundamental do município, que receberam duas unidades cada. São elas: Aracy Gomes Valim, Professor Dietschi, Governador Leonal Brizola, Professor Raimundo Fernandes de Oliveria e Santos Salvador de Mello.

O secretário da Educação, Jáder Medeiros, afirmou que a cidade é a primeira do Litoral Norte e uma das primeiras do Estado a investir na tecnologia voltada exclusivamente à educação especial.

Gratuitamente, estamos entregando o que existe de mais moderno para crianças neurodivergentes e para a educação especial

Antes da entrega, os professores participaram de uma capacitação sobre o funcionamento do dispositivo. Em ambas as ocasiões, estiveram presentes os desenvolvedores da plataforma, os doutores Gabriel Levrini e Cristian Poeta, a secretária adjunta de Educação, Iara Shally, e o vice-prefeito, Valdir Cenci. Além do secretário da pasta.

A realidade virtual

A Vortex VR oferece mais de 60 atividades pedagógicas, estimulando a atenção, o raciocínio lógico, a coordenação motora e a memória. A plataforma foi criado por dois gaúchos e auxilia crianças e jovens com necessidades especiais por meio de terapias imersivas e tecnológicas.

Essa plataforma é a primeira e a única do Brasil, sendo exclusiva para a área da saúde. Então, atende autistas, portadores de síndrome de Down e outras condições do neurodesenvolvimento, explica Gabriel Levrini

As novas ferramentas já foram encaminhadas às escolas e, nas próximas semanas, a equipe técnica fará visitas para acompanhar a adaptação dos professores e alunos.