
Após muita espera, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre Ritter, localizada em Cazuza Ferreira, interior de São Francisco de Paula, voltaram a ter acesso a todas as disciplinas. Isso ocorreu porque a grade de professores foi completada.
No início do mês, moradores procuraram a reportagem do Portal Leouve para relatar a situação que vinham passando neste ano. Segundo os pais, faltava professores no turno da tarde desde fevereiro. Foram realizadas reuniões com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), e uma medida que contempla os alunos entrou em prática nesta segunda-feira (9).
A coordenadora da 4ª CRE, Cristina da Silva Boeira Fabris, afirmou que depois de passados os processos necessários. Ontem foi efetivada a substituição do professor que faltava.
“Ontem efetivamos a substituição do professor que estava faltando na turma de 3º ano do Ensino Fundamental no Distrito de Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula. Passamos todo o banco de anos iniciais da 4ª CRE, todos os que estavam inscritos foram comunicados dessa vaga. Também tivemos apontamento de pessoas que se inscreveram no banco de São Francisco de Paula, mas para outras CRE’s, porém ninguém quis essa vaga”, afirmou ela.
A dificuldade de chegar na escola, por conta da distância, seria um fator complicador para ter profissionais interessados na vaga.
Posteriormente a isso, foi realizado contato com a Secretaria da Educação (Seduc) do Estado. Lá, os profissionais foram orientados a forma adequada de substituição. Ontem de tarde os alunos já dispunham de profissionais.
A turma terá apoio de um pedagógico da 4ª CRE. Isso ocorrerá para que todas as necessidades sejam atendidas e as lacunas deixadas pela falta de um professor anteriormente se façam devidamente preenchidas.
Projeções para o ano letivo de 2026
O planejamento para o ano letivo de 2026 deve se iniciar cedo, visando evitar o problema vivido neste ano. Uma reunião entre a 4ª CRE e a diretoria da Escola Estadual Padre Ritter vai ocorrer. Assim, tendo necessidades semelhantes, as melhores decisões serão tomadas com celeridade, sem prejudicar os alunos.