Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O aluno Victor Josué Arend dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, em Nova Petrópolis, foi selecionado para o Curso de Verão do Programa Especial de Treinamento Internacional da Olimpíada Brasileira de Matemática (PETI-OBM). A iniciativa reúne estudantes de todo o país que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2025.

De 5 a 23 de janeiro, Victor participa de um treinamento online de alto nível, com foco em raciocínio lógico, desafios matemáticos e preparação para competições nacionais e internacionais.

Histórico brilhante e desafios à frente

O estudante vem acumulando resultados expressivos nas olimpíadas de matemática. Em 2024, conquistou a medalha de bronze nacional na OBMEP e, em 2025, alcançou a medalha de ouro, garantindo o 1º lugar entre as escolas públicas do Rio Grande do Sul no Nível 1 (6º e 7º anos).

Caso se destaque durante o Curso de Verão, poderá avançar para a próxima fase do PETI-OBM, que seleciona cerca de 200 alunos para aulas síncronas entre os meses de março e novembro.

Nessa etapa, os estudantes recebem acompanhamento semanal, listas de exercícios, simulados e encontros em grupo, com conteúdos aprofundados em Teoria dos Números, Combinatória, Geometria e Álgebra.

O programa tem como objetivo identificar e apoiar jovens talentos, especialmente alunos de escolas públicas e estudantes com menor poder aquisitivo, oferecendo uma estrutura completa para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

“Eu pude participar do Programa de Iniciação Científica Júnior em 2025 e isso me incentivou a ganhar o ouro no ano passado, sem dúvidas me esforcei muito. Como conquistei essa premiação, fui convidado a fazer a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2026, que exige um nível muito maior do que a OBMEP”, relata Victor.

Para o estudante, a experiência tem sido motivadora: “Estou gostando muito das aulas. O ambiente exige muita dedicação”, completa.

A diretora da EMEF Bom Pastor, Cíntia Tamara Schoeler, parabenizou os professores Roberta Manfroi Ló e Felipe Sommer Stallbaum, além da família de Victor, pelo apoio constante e pela confiança no potencial do aluno. A escola também registrou um agradecimento especial ao professor Rogério Ricardo Steffenon, pelo apoio decisivo durante o processo de inscrição no programa.