EDUCAÇÃO

Mais de 32 mil estudantes retornam às aulas na rede municipal de Caxias do Sul nesta quarta-feira (19)

A data contempla o Ensino Fundamental diurno e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) noturno em 82 instituições de ensino

Foto: Ícaro de Campos/ Divulgação
Foto: Ícaro de Campos/ Divulgação

Esta quarta-feira (19) marca o retorno das aulas na rede municipal de Caxias do Sul. São 32.437 estudantes e mais de três mil professores que darão início aos 200 dias letivos do calendário escolar de 2025. A data contempla o Ensino Fundamental diurno e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) noturno em 82 instituições de ensino. Os dados foram confirmados pela secretária de Educação (SMED), Marta Fattori.

“Expectativa muito grande para receber os alunos. Uma alegria esse retorno para que se possa dar a todos os estudantes e as famílias a melhor qualidade possível, em garantir o acesso, a permanência, a qualidade e aprendizagem de todos os estudantes”, relata.

A titular da SMED também informa que durante as férias, 35 escolas receberam pequenas e médias obras e reparos. Explica que a maioria dos trabalhos foi finalizada, restando apenas a conclusão de alguns espaços que não serão utilizados pelos estudantes. Além disso, relata que também está ocorrendo a instalação por etapas do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) em todos os prédios e que a finalização deve ocorrer no decorrer do ano letivo.

Já em relação a possível falta de professores, a secretária informa que o quadro está praticamente fechado, com problemas pontuais, com oferta de horas extras aos profissionais para fechamento da carga horária.

Com início na mesma data, cada instituição tem a liberdade de montar o calendário letivo, desde que cumpra os 200 dias previstos e com a supervisão da Smed.

“Boas-vindas a todos os profissionais envolvidos, para que tenhamos um ano muito feliz, de aprendizagem, de novas caminhos, pois nós precisamos de uma sociedade com educação de qualidade para formar cidadãos firmes e educados, e termos uma sociedade mais feliz”, conclui.

Na rede estadual as aulas retornaram na última quinta-feira (13). Já na Educação Infantil do Município, no início de fevereiro, e entre 10 e 17 de fevereiro na rede particular.