A Prefeitura de Caxias do Sul protocolou nesta sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores, o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. O prefeito Adiló Didomenico, acompanhado do vice-prefeito Edson Néspolo e do secretário de Gestão Estratégica e Finanças, Gilberto Galafassi, fez a entrega formal ao presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato.
A LDO estabelece as metas e prioridades do governo para o ano seguinte, servindo como base para o planejamento financeiro municipal e orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O documento não detalha todas as ações, mas define regras e prioridades que vão guiar o orçamento de 2026, com foco no equilíbrio das contas públicas e na sustentabilidade fiscal.
O orçamento previsto para 2026 é de R$ 4.071.883.746,73, valor alinhado ao Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A entrega do documento também contou com a presença do secretário adjunto da SMGEF, Francis Venturin, o executivo do escritório de Brasília, Mauro Pereira e o diretor-geral da Câmara, Ricardo Barazzetti.