COMÉRCIO

Novo espaço para os ambulantes será inaugurado nesta quinta-feira (10), em Caxias do Sul

O Centro de Capacitação e Comércio (CCC) pode receber 47 bancas

Foto: Ricardo Rech
Foto: Ricardo Rech

A Prefeitura de Caxias do Sul inaugura o novo espaço para os ambulantes do centro da cidade nesta quinta-feira (10), às 13h30, no Caxias Plaza Shopping, localizado na rua Sinimbu, 1933, a uma quadra da Praça Dante Alighieri.

Nesta segunda-feira (07), alguns ambulantes já estavam no local ajeitando seus espaços. No total, o Centro de Capacitação e Comércio (CCC) pode receber 47 bancas no térreo; 41 interessados se inscreveram até o momento. O primeiro andar do prédio é voltado a cursos de capacitação, que já estão recebendo alunos desde fevereiro deste ano. 

O Prefeito Adiló lembra que a retirada dos ambulantes da área central começou na gestão do Prefeito Mário Vanin, na década de 90, quando se transferiu as bancas para a Praça da Bandeira.

“São seres humanos que merecem o respeito e merecem ir para um lugar melhor, mais digno. Agora o assunto está se encaminhando novamente, eles irão para o nosso CCC, ali ao lado dos Correios. Vamos cuidar muito para que este tipo de comércio não volte ao passeios, porque infringem o direito de ir e vir dos pedestres e cria uma concorrência desleal com os comerciantes estabelecidos, que pagam aluguel e seus impostos. Com a ação de várias secretarias e a parceria com o Ministério Pùblico Federal este assunto será mais uma página virada em Caxias do Sul”, explica.

Centro de compras

A última vez que o município disponibilizou melhor infraestrutura aos ambulantes foi em 2013, quando foi inaugurado o Centro de Compras Caxias do Sul, localizado na rua Sinimbu, em frente à praça Dante Marcucci (da Bandeira). Os ambulantes foram transferidos para o prédio em virtude da revitalização da praça. O Centro de Compras, que abriga cerca de 70 bancas e praça de alimentação, também tem entrada pela Av. Julio de Castilhos, como o Caxias Plaza Shopping. Na época, o investimento da Prefeitura foi na ordem de R$ 350 mil na montagem das bancas.