Rio Grande do Sul - A Semana do Brasil em Nova York contou com uma participação marcante do Rio Grande do Sul em 2025. Uma comitiva, liderada pelo governador Eduardo Leite, participou de diversos eventos. Além disso, realizou reuniões com empresas de destaque, com a presença de secretários, empresários gaúchos e presidentes de entidades como a Fiergs.
O momento mais aguardado foi o evento exclusivo do Estado, organizado pelo Grupo Voto e pela InvestRS (Agência de Atração de Investimentos do governo). Totalmente conduzido em inglês, o encontro teve dois painéis: um com secretários e outro com empresários gaúchos. Eles apresentaram os potenciais e diferenciais do RS para possíveis investidores brasileiros e americanos, no tradicional hotel The Plaza, em frente ao Central Park. Ao final, o governador fez uma apresentação de 10 minutos com dados sobre desenvolvimento e competitividade do Estado.
Segundo a cientista política e fundadora do Grupo Voto, Karim Milkulin, foi motivo de orgulho organizar um evento dedicado exclusivamente ao Rio Grande do Sul após 15 anos participando da Brazil Week.
“Ter o governador aqui, com seus principais secretários e empresários, apenas um ano após a enchente, foi um exemplo de resiliência. Mostramos a força da reconstrução e a nossa capacidade de desenvolvimento”, destacou Karim.
Além do governador e secretários, participaram representantes das empresas CMPC, Aegea, Gerdau, Randoncorp, Be8 e Badesul.
Boas notícias
Além de participar ou palestrar em eventos promovidos por entidades como o LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), ApexBrasil (Agência de Promoção de Exportações), BTG Pactual e Financial Times, o governador buscou aproximação e parcerias com empresas de tecnologia.
Na Salesforce — uma das líderes mundiais em dados e CRM — foi apresentado e assinado um projeto para capacitar 1,5 milhão de gaúchos em inteligência artificial. A parceria envolve o Governo do Estado, o Instituto Caldeira e a própria Salesforce, que disponibilizará sua plataforma de forma gratuita.
Já na IBM, a empresa firmou o compromisso de ampliar a parceria com o Instituto Caldeira para formação de jovens em computação. O governo estadual também poderá utilizar um software desenvolvido pela IBM em parceria com a NASA. Este software ajuda a prever com mais precisão e mitigar os impactos de desastres climáticos.
Durante o encontro, o governador revelou que a empresa e a Procempa estão desenvolvendo um agente de inteligência artificial. Este agente vai auxiliar a população nos serviços prestados pelo Estado.
A última visita a uma empresa de tecnologia foi histórica. O Rio Grande do Sul tornou-se o primeiro estado brasileiro a visitar a OpenAI, criadora do ChatGPT. A comitiva conheceu projetos voltados ao desenvolvimento de serviços públicos, com uso de inteligência artificial.
Saldo positivo
Após seis dias em Nova York, o governo avaliou a missão como altamente positiva. Em entrevista à imprensa que acompanhou a Brazil Week 2025, Eduardo Leite demonstrou entusiasmo:
“O Rio Grande do Sul se posicionou de maneira destacada diante de investidores que controlam bilhões de dólares. Mostramos oportunidades em concessões, PPPs e também avançamos na capacitação digital da população. Além disso, atualizamos nossa equipe com o que há de mais moderno, para continuarmos sendo o Estado mais inovador do Brasil, garantindo esse diferencial competitivo”, concluiu o governador.
Esta cobertura do Grupo RSCom teve o patrocínio de: “É da nossa natureza cuidar do Rio Grande. CMPC, Viva o Natural.”